A metodologia design sprint como ferramenta de gestão do conhecimento na educação técnica: revisão sistemática e estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2026v16n1.77812

Resumo

A pesquisa explora como a metodologia Design Sprint pode ser utilizada como uma ferramenta de Gestão do Conhecimento na educação técnica, conectando o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais às reais demandas da indústria. A sua originalidade reside em preencher uma lacuna na literatura ao conectar explicitamente a metodologia e a Gestão do Conhecimento na educação profissional, onde a teoria foi validada com um estudo de caso. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, combinando uma revisão sistemática da literatura, baseada no baseada nos principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises com um estudo de caso único. O estudo analisa uma parceria entre a escola Profissionalizante e a empresa de Embreagens. Na qual alunos utilizaram o Design Sprint para solucionar desafios reais do chão de fábrica da empresa. Os resultados demonstram que o é uma ferramenta pedagógica eficaz para o desenvolvimento integrado de soft skills (colaboração, pensamento crítico) e hard skills (aplicação de conhecimento técnico). Além disso o estudo de caso revelou que o Design Sprint funciona como um microscópico do ciclo de gestão do conhecimento. Incentivando a troca do conhecimento tácito (orientações dos mentores da empresa + Ideias dos alunos) em conhecimento explícito (protótipos de baixa fidelidade funcionais e testáveis). Conclui-se que na prática, a pesquisa oferece um modelo pedagógico replicável para instituições de ensinos modernizarem seus currículos e para empresas, método de baixo custo e alto retorno para a inovação aberta e identificação de talentos, alinhando a formação profissional às necessidades do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hermenegildo Alcantara Ferreira, SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do ABC, Brasil. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Brasil.

Leonardo Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal do ABC

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professor na Universidade Federal do ABC, Brasil.

Downloads

Publicado

01-05-2026

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional