Chamada para Dossiê 55

05.03.2020

A Revista Política & Trabalho está aberta a propostas para o dossiê temático de número 55, com previsão de publicação para o segundo semestre de 2021. Os dossiês devem abranger autore(a)s nacionais e estrangeiro(a)s, contendo pelo menos um(a) autor(a) estrangeiro(a). Deve incorporar contribuições de diversas instituições e grupos de pesquisa de, no mínimo, três estados brasileiros. A diversidade regional e a internacionalização são critérios de seleção dos dossiês. O periódico compreende que um dossiê deve ser, preferencialmente, resultado de uma rede de pesquisa, estabelecida ou emergente. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 15/04/2020 ao Comitê Editorial através do e-mail politicaetrabalho@gmail.com, contendo:

  • Título do dossiê
  • Apresentação dos organizadores
  • Ementa com até 700 palavras, com justificativa sobre a relevância histórica e atual do tema, as divergências ou tensões contempladas e as contribuições para a expansão, o aprimoramento e/ou aprofundamento da temática;
  • Lista de autorescom filiação institucional, minicurrículo (minibio) e resumos de 200-250 palavras para cada artigo.

 

As propostas de dossiê são avaliadas pelo Comitê Editorial com apoio do Conselho Editorial. Deve conter 6 artigos mais uma introdução a ser escrita pelos organizadores. A introdução deve situar o debate atual sobre o tema do dossiê, localizando nesse debate as contribuições dos autores, contendo em torno de 10 páginas (até 3.750 palavras).

Uma vez aprovada a proposta do dossiê (com título, ementa, organizadores e lista de autores, seguida de minibio de cada um), a Revista estará apta a receber as submissões de artigos.

A submissão de artigo para os dossiês poderá ser feita por convite dos organizadores e/ou por chamada pública pelo site da Revista. Em ambos os casos, todos os artigos serão submetidos ao processo de avaliação por pareceristas (duplo-cego).

 

 

Normas para Submissão dos Artigos dos Dossiês

 

 

1- Só serão aceitos os trabalhos submetidos on-line pelo sistema da Revista Política & Trabalho, no seguinte endereço: http://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/index (Menu esquerdo: SOBRE; item: SUBMISSÕES; subitem: SUBMISSÕES ON LINE).

2 – Todos os trabalhos devem ser escritos na fonte Times New Roman, em espaço 1,5, fonte tamanho 12, margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm.

3 – Os artigos para dossiê devem conter de 15 a 20 páginas, com no máximo 7.500 palavras, e vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 250 palavras e mais quatro palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract) e das quatro palavras-chave (Keywords), nos mesmos padrões, e a versão em inglês do título do artigo. Para o caso de artigos escritos em inglês, o resumo deve ser em português.

 

4 – Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:

 

  1. a) aspas duplas para citações com até três linhas;
  2. b) as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte do tipo Times New Roman 10, sem aspas, espaçamento simples;
  3. c) todas as citações devem ser referenciadas no corpo do texto, contendo os seguintes dados: sobrenome do/a autor/a, ano de publicação da obra, número da(s) página(s) da citação;
  4. d) aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
  5. e) itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;
  6. f) as notas explicativas devem ser de pé de página, numeradas, devendo ser usadas com parcimônia;
  7. g) quando houver ilustração a identificação deverá aparecer na parte superior (Figura 1 - Título; Tabela 1 - Título; Quadro 1 - Título). Na parte inferior deverá ser indicada a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor. Ex: Fonte: Elaborada pelo autor), bem como notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere;
  8. h) tabelas e quadros (se houver) deverão ser padronizados conforme as Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf> (ABNT 14724:2011), sendo citados no texto e inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem;
  9. i) toda e qualquer sigla utilizada no texto pela primeira vez deve ser precedida do nome por extenso. Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  10. j) a lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto;
  11. k) na lista final de referências, o prenome dos/as autores/as deve constar por extenso em todas as referências;
  12. l) as referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples em branco.

5 – As referências obedecerão aos seguintes critérios, devendo ser observados abreviaturas, negritos, pontos, vírgulas e demais sinais:

 

Livro:

SOBRENOME, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

Ex: GOMES, Laura Graziela Figueiredo Fernandes. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Prenomes. Título: subtítulo. In: Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

 

Ex: SANTOS, Fernando Rodrigues dos. A colonização da terra do Tucujús. In: História do Amapá, 1 grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. Cap. 3, p.15-24.

 

Parte de coletânea:

SOBRENOME, Prenomes. Título: subtítulo. In: SOBRENOME, Prenomes. (Organização ou Edição). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.

 

Ex: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, Giovanni; SCHMIDT, Jean-Claude. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Artigo de periódico:

SOBRENOME, Prenomes. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.

 

Ex: GURGEL, Claudio. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

 

Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Prenomes. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Categoria (Grau e Área de Concentração) - Instituição, Local, Cidade.

 

Ex: BARCELOS, Maria de Fatima Piccolo. Ensaio tecnológico, bioquímico e sensorial de soja e guandu enlatados no estádio verde e maturação de colheita. 1998. 180f. Tese (Doutorado em Nutrição) – Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

 

Trabalhos apresentados em eventos científicos:

SOBRENOME, Prenomes. Título. In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.

Ex: BRAYNER, Angelo Rôncalli Alencar; MEDEIROS, Claudia Bauzer. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

 

Em meio eletrônico

Ex: SABROZA, Paulo Chagastelles. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. Disponível em:

<http://www.abrasco.com.br/epirio98/>. Acesso em: 17 jan. 1999.

 

Artigos ou matérias assinados em jornais e revistas:

SOBRENOME, Prenomes. Título. Nome do Jornal (ou Revista), Local de publicação, páginas, dia mês (abreviado) ano.

 

Ex: PAIVA, Anabela. Trincheira musical: músico dá lições de cidadania em forma de samba para crianças e adolescentes. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 2, 12 jan. 2002.

 

Artigos ou matérias não assinados em jornais e revistas, em meio eletrônico:

PRIMEIRA palavra do título em maiúscula. Nome do Jornal (ou Revista), Local de publicação, dia mês (abreviado) ano. Disponível em: < >. Acesso em: dia mês ano.

 

Ex: ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 28 nov. 1998.

 

Documento Jurídico:

Ex: BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de impostos e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

 

Em meio eletrônico:

Ex: BRASIL. Lei n.º 9.887 de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília DF, 8 dez. 1999. Disponível em: <htpp://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?Id=LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999.

 

Para as obras consultadas online deverá ser indicado o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão ‘Disponível em:’, bem como a data do acesso ao documento, precedida da expressão ‘Acesso em:’.

 

Referências de obras em outras línguas obedecerão aos critérios adotados pela ABNT.

 

Os exemplos fornecidos aqui correspondem às fontes mais frequentemente utilizadas. Para referenciar corretamente outras fontes (iconografia, catálogos, mapas, filmes, etc.) ou variações daquelas exemplificadas (evento ou revista no todo, outras mídias eletrônicas, outros documentos jurídicos etc.) recomenda-se consultar a ABNT 6023:2018, em vigor.

 

6 – O nome da/o autora/or não deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

 

7 – O número de tabelas e/ou imagens (gráficos, mapas, fotos, etc.) deverá ser mantido até o limite de cinco e inseridas no corpo do artigo segundo as normas.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem os 2MB).
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas em arquivo separado, com indicações claras de onde devem ser inseridas ao longo do texto.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.