A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO PROCESSO EDUCATIVO DE RESISTÊNCIA AO ITINERÁRIO PENALIZADOR DIRIGIDO AOS JOVENS DA PERIFERIA URBANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.32415

Resumo

O objetivo do artigo é compreender o fenômeno da violência juvenil urbana a partir de reflexões teóricas que evitam explicações monocausais da violência e da erosão da lei sem, entretanto, ocultar ou menosprezar o fato de os jovens oriundos das classes sociais subalternas constituírem o núcleo preferencial da atuação policial e do sistema de justiça juvenil. O estudo sugere a necessidade de implementação do modelo de justiça restaurativa como processo educativo vinculado à produção de saberes, experiências e decisões numa dimensão participativa entre os atores e órgãos implicados no processo, como estratégia de construção da autonomia e solução pacífica dos conflitos, alinhada à defesa e promoção dos direitos humanos. Palavras-chave: Violência Juvenil. Desigualdade. Direitos Humanos. Justiça Restaurativa.

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Biografia do Autor

Cezar Bueno de Lima, PUCPR

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

Lindomar Wessler Boneti, PUC - Paraná

Graduação em ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982); mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987); doutor em Sociologia pela Universidade Laval - Québec - Canadá (1995) e Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Educação na Universidade de Fribourg - Suiça (2008). Atualmente atua como Professor e Pesquisador do Curso de Ciências Sociais; do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Pesquisador associado à Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comité de Pesquisa "Identidade, Desigualdades e Laços Sociais"; Professor visitante da Université Catholique de l´Oest - França.

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Publicado

12.07.2018

Como Citar

de Lima, C. B., & Boneti, L. W. (2018). A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO PROCESSO EDUCATIVO DE RESISTÊNCIA AO ITINERÁRIO PENALIZADOR DIRIGIDO AOS JOVENS DA PERIFERIA URBANA. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(48), 183–196. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.32415