PENSAR COM LAHIRE E BOURDIEU: disposições sociais e gostos de elite no Recife

  • Louise Claudino Maciel UFRPE

Resumo

Baseado nos trabalhos de Bourdieu e de Lahire, este artigo investiga os processos socializantes que formam as práticas que caracterizam diferentes modalidades do gosto de elite no Recife, no âmbito da decoração. A discussão está fundamentada em uma pesquisa que englobou 20 entrevistas em profundidade, análise de fontes documentais e observação em mostras de arquitetura de interiores em Pernambuco. Primeiro, analisamos aspectos que tanto aproximam como distanciam a sociologia das disposições sociais dos trabalhos de Bourdieu e de Lahire e, posteriormente, aplica-se essa sociologia na análise de duas modalidades de gostos de elite encontradas na pesquisa com foco nas práticas sociais, no âmbito da moradia e da decoração. Palavras-Chave: Bourdieu. Lahire. Decoração. Elites.

Biografia do Autor

Louise Claudino Maciel, UFRPE
Doutora e mestre em Sociologia pelo PPGS/UFPE e graduada em ciências sociais pela mesma universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência nas áreas de sociologia da cultura e teoria crítica. Seus principais temas de pesquisa são classes sociais, subjetividade, estética e práticas sociais.
Publicado
2019-11-20
Como Citar
Maciel, L. C. (2019). PENSAR COM LAHIRE E BOURDIEU: disposições sociais e gostos de elite no Recife. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, 1(50), 138-154. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.44015
Seção
Nº 50 DOSSIÊ SOCIOLOGIA(S) EM ESCALA INDIVIDUAL