MUDANÇAS NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS: textos, materialidades e práticas culturais

  • Marco Antonio de Almeida Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

As mudanças nas tecnologias de informação e comunicação modificaram drasticamente as formas pelas quais se relacionam os textos, seus suportes materiais e as formas de leitura socialmente estabelecidas. Isso implica em refletir acerca das maneiras pelas quais se poderia estabelecer uma “sociologia dos textos” – ou seja, uma reflexão voltada à análise histórica dos processos sociais de produção, circulação e recepção dos textos. Abordaremos essas questões num contexto marcado tanto pela presença cada vez maior das tecnologias de comunicação e informação no cotidiano dos indivíduos, grupos e instituições como pela multiplicação exponencial de textos nos mais diversos suportes, proporcionada pelos processos de digitalização. Uma reflexão que se torna ainda mais complexa quando nos interrogamos acerca dos textos que transcendem o suporte material do livro, socialmente legitimado. Nosso foco abarca o universo das histórias em quadrinhos (HQs), que servirão para ancorar empiricamente as reflexões propostas. Adotamos uma perspectiva que considera que o universo das HQs funciona simultaneamente como uma forma de consumo e de expressão cultural, que se realiza, por meio de diversas modalidades de interação que vão além do puro consumo/leitura dos álbuns e revistas. Essas modalidades podem compreender desde formas de viabilizar a produção artística (plataformas de crowdfunding e crowdsourcing), práticas “piratas”, produção e manutenção de sites e blogs autorais de veiculação das obras literárias e HQs produzidas, participação em fóruns de debates e de críticas da produção de HQ, sites de vendas e organização de eventos, uso do youtube, entre outros.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Sociologia (USP, 1995) e Doutor em Ciências Sociais, na área de Cultura e Política (UNICAMP, 2002). Atualmente, é professor do curso de Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP-USP. Também é professor do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP. Pesquisa e trabalha principalmente nas seguintes áreas: sociologia da cultura, teoria social da comunicação e da informação, sociabilidade e novas tecnologias, políticas sociais e sociedade civil organizada, epistemologia da ciência da informação.

Publicado
2020-05-13
Como Citar
de Almeida, M. A. (2020). MUDANÇAS NO UNIVERSO DOS QUADRINHOS: textos, materialidades e práticas culturais. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, 51, 24-42. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.0v51n0.46487
Seção
Nº 51 - PRÁTICAS DA CULTURA ESCRITA: SUPORTES, TEXTUALIDADES, IMAGINÁRIOS