EMPREENDEDORISMO E IDEOLOGIA NEOLIBERAL NO BRASIL

A transição do perfil empreendedor na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2021v1n54.55121

Resumo

O artigo explora a preponderância da ideologia neoliberal como prática normativa da vida social sob a ótica da Sociologia Econômica. Nesse contexto, o estudo objetivou analisar a transição dos perfis empreendedores brasileiros propagados pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Trata-se de uma pesquisa descritiva documental, que utilizou como fonte números selecionados da referida revista no período compreendido entre as décadas de 1990 e 2010. As categorias foram elaboradas a partir do contato com o material, após o estudo da estrutura e conteúdo da revista, permitindo dois momentos de exploração: o primeiro voltado à imagem, observando as capas, com categorias como faixa etária e vestimenta, e um segundo momento de análise dos sumários e dos conteúdos das reportagens de capa. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a análise do teor das reportagens mais frequentes em cada década, apresentando matérias cada vez menos voltadas para empreendimentos específicos e uma tendência a reportagens mais ligadas a comportamentos e valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samyama Tavares Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Estudo Estratégias para o Desenvolvimento, Estado e Pensamento Sociopolítico (EDESP). Professora da Faculdade de Vassouras, campus Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

Cristiano Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prof. Associado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Downloads

Publicado

26.10.2021

Como Citar

Tavares Monteiro, S., & Fonseca Monteiro, C. (2021). EMPREENDEDORISMO E IDEOLOGIA NEOLIBERAL NO BRASIL: A transição do perfil empreendedor na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(54), 133–149. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2021v1n54.55121