DIREITOS HUMANOS E CINISMO LEGAL

perspectivas e atitudes diante de normas de direitos humanos

Autores

  • Mariana Possas Universidade Federal da Bahia

Resumo

Desde os anos de 1970, os direitos humanos se apresentam no Brasil como alternativa concreta de regulação de comportamentos e discursos violentos e/ou discriminatórios. Ao mesmo tempo em que se consolidam no imaginário político, um movimento de resistência à regulação pelos parâmetros dos direitos humanos se apresenta e vai crescendo durante as décadas subsequentes. Este trabalho procura compreender o movimento de resistência à disseminação desse imaginário a partir do conceito de cinismo legal, observado nas falas de imigrantes brasileiros residindo no Canadá sobre os usos possíveis das normas internacionais de direitos humanos.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Possas, Universidade Federal da Bahia

Professora associada do Departamento de Sociologia da UFBA, pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre e crime e sociedade (LASSOS) da UFBA, doutora em criminologia pela Universidade de Ottawa, Canadá. 

Publicado

31.03.2022

Como Citar

Possas, M. (2022). DIREITOS HUMANOS E CINISMO LEGAL: perspectivas e atitudes diante de normas de direitos humanos. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (55). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/60609

Edição

Seção

N° 55 MORAL E POLÍTICA