VIOLÊNCIA URBANA E VULNERABILIDADE SOCIAL COMO PARTE DO TRABALHO DE ENTREGADORES POR APLICATIVOS

Autores

  • Ana Patrícia Dias Sales
  • Francisco José Lima Sales Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA
  • Elaine Albino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Luísa Galvão Donati

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se desenvolve com trabalhadores que prestam serviços de entrega de comida para distintas empresas-plataforma. Nele, buscou-se evidenciar que o trabalho dos entregadores conforma situações que colocam esses profissionais em estado de vulnerabilidade social e, sobretudo, de violência. O problema de pesquisa se traduz na seguinte questão: quais as situações de risco que perpassam o cotidiano do trabalho dos entregadores e que afetam a sua condição de vida, de sobrevivência material e de saúde? Sustenta-se que os casos de violência, particularmente os acidentes de trânsito e os assaltos, marcam a vida dos trabalhadores, levando-os a situações de vulnerabilidade social, distanciamento do trabalho, tensão e ansiedade. Constatou-se que o nível de exposição ao qual esses profissionais estão submetidos torna-os vítimas da violência urbana, traduzida, sobremaneira, nos graves e leves acidentes no trânsito e nos recorrentes assaltos à mão armada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Dias Sales

Professora associada I, lotada no Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR-UFRN) e pesquisadora da área de sociologia do trabalho.

Francisco José Lima Sales, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Professor associado IV, lotado no Departamento de Ciências Humanas, do Centro Multidiscilinar de Angicos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Elaine Albino da Silva , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Luísa Galvão Donati

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social (PPGAS/UFRN).

Publicado

09.01.2023

Como Citar

Dias Sales, A. P., Lima Sales, F. J., Albino da Silva , E., & Galvão Donati, L. (2023). VIOLÊNCIA URBANA E VULNERABILIDADE SOCIAL COMO PARTE DO TRABALHO DE ENTREGADORES POR APLICATIVOS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (57). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/61753