MULHERES NA DIREÇÃO

as condições de trabalho das motoristas que utilizam plataformas digitais na Paraíba

Autores

Resumo

Com o avanço das tecnologias da informação e a utilização dos aplicativos de transporte e serviços por meio de plataformas digitais, tem sido promovido o agravamento da precarização do trabalho e a perda de direitos trabalhistas, configurando o fenômeno da uberização do trabalho. Essa problemática sinaliza a acelerada transformação na reorganização das relações sociais de trabalho no século XXI, com impactos mais acentuados quando se considera o marcador de gênero. Neste contexto, este artigo analisa as condições do trabalho feminino a partir da utilização dos aplicativos de transporte em plataformas digitais no estado da Paraíba. Além de apresentar uma abordagem teórica interdisciplinar sobre a relação gênero e trabalho, realizou-se pesquisa de campo com mulheres motoristas por aplicativos nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. Os resultados indicaram que o trabalho dessas motoristas ocorre como alternativa ao desemprego e em condições de trabalho mais precário. O processo de uberização do trabalho aprofunda a desigualdade de gênero na esfera do trabalho na medida em que as mulheres buscam estratégias flexíveis de inserção profissional para conciliar as múltiplas atividades no âmbito do trabalho reprodutivo e produtivo, o que pode implicar trabalho informal e precário, reforçando um modelo produtivo que legitima a exploração e desvalorização do trabalho das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Gomes Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Sociologia do Trabalho pelo PPGS/UFPB e professora associada do Departamento de Economia da UFPB. Coordena projetos de pesquisa e extensão sobre trabalho, gênero e informalidade.

Marcella da Silva Mello

Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB e graduada em Serviço Social.

Jaldes Reis de Meneses

Doutor em Serviço Social pela UFRJ e professor do Departamento de História da UFPB.

Publicado

26.07.2023

Como Citar

Gomes Carvalho, R., da Silva Mello, M., & Reis de Meneses, J. (2023). MULHERES NA DIREÇÃO: as condições de trabalho das motoristas que utilizam plataformas digitais na Paraíba. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (58). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/politicaetrabalho/article/view/64495