Da Personalidade Ao Trabalho: Um Estudo Sobre O Ambiente Laborativo Dos Refugiados No Brasil E A Efetividade Das Normas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n40.48763

Palavras-chave:

Refugiado. Meio ambiente do trabalho. Direitos da personalidade. Efetividade das normas. Políticas públicas inclusivas.

Resumo

Os Direitos da personalidade tutelam a integridade corporal e imaterial da pessoa humana. Esses são valores gerais aplicáveis a todas as relações jurídicas, inclusive, no meio ambiente do trabalho, que é o espaço onde a pessoa exerce cotidianamente as suas atividades e seus valores personalíssimos devem ser protegidos. Por conta de perseguições decorrentes de raça, religião, nacionalidade, relações com grupos e opinião política, pessoas migram para outros Estados e são considerados como refugiados, sendo tutelados pelo sistema universal e regional americano. Para que de fato os seus direitos da personalidade sejam respeitados no meio ambiente de trabalho é necessária a efetividade de normas e, portanto, que estas promovam políticas públicas de inclusão. Assim,  após o estudo ter se valido do procedimento metodológico dedutivo, bibliográfico e documental de pesquisa, com recorte em dados estatísticos, concluiu-se que as normas do Brasil ajustam-se formalmente aos aludidos preceitos internacionais, e que, porém, no plano interno possuem relativa efetividade e as políticas derivadas destas ainda são insuficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Noronha de Ávila, Unicesumar

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós-Doutoramento, sob a supervisão da Profa. Dra. Lilian Milnitsky Stein, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS (2018). Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Ciência Jurídica do Centro Universitário de Maringá. Também é Professor da Especialização em Ciências Penais da Universidade Estadual de Maringá, ABDConst, Universidade Ceuma, Universidade Feevale e Instituto Paranaense de Ensino. Consultor do Innocence Project Brasil.

Hugo Rogério Grokskreutz , La Salle/Unicesumar

Docente da Faculdade La Salle – MT; membro da Escola Superior da Advocacia do Mato Grosso (ESA/MT); bacharel em Direito pela Faculdade Integrado de Campo Mourão, especialista em Ciências Penais e em Direito Constitucional ambas pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Mestrando em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), advogado.

Leda Maria Messias, Unicesumar/UEM

Pós-doutorado em Direito do Trabalho, pela Universidade de Lisboa; Doutora e Mestre em Direito do Trabalho, pela PUC/SP; professora do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) e da Pós-graduação e graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); ex- professora da Universidade Candido Mendes e Moacyr Sreder Bastos, no Rio de Janeiro – RJ; Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação; Bolsista produtividade em pesquisa do ICETI.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

AVILA, G.; GROKSKREUTZ, H.; MESSIAS, L. Da Personalidade Ao Trabalho: Um Estudo Sobre O Ambiente Laborativo Dos Refugiados No Brasil E A Efetividade Das Normas . Prim Facie, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 96–136, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2020v19n40.48763. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/48763. Acesso em: 18 abr. 2024.