As Ideias Conservadoras: Explicadas A Revolucionários E Reacionários
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n45.52708Palavras-chave:
Conservadorismo; Ideologia; PolíticaResumo
O jornalista, cientista político e professor da Universidade Católica Portuguesa, João Pereira Coutinho apresenta, na obra em análise, respostas às perguntas: O que é conservadorismo? O que é ser um conservador? Propõe-se a discutir essas questões, apresentando fundamentos teóricos e históricos que contrapõem ao que ele considera rotulações apressadas, superficiais e até preconceituosas sobre o tema. Argumenta contra a predominante apresentação do conservadorismo, na perspectiva do “fanatismo progressista”, como imobilista, reacionário, autoritário e até fascista (p. 97,98). Considera necessário aprofundar-se nessa análise, evitando formulações caricaturais, sempre prejudiciais ao saudável debate acadêmico. Trata-se de uma abordagem concisa e, ao mesmo tempo, abrangente. Linguagem acessível, bastante adequada para os iniciantes no estudo das ideias políticas e suficientemente consistente para ampliar o referencial teórico para estudos dessa área do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 A Prim@ Facie detém direitos exclusivos de publicação e distribuição sob concessão absolutamente franca da parte do autor, ou autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores estão cientes de que transferem seus direitos de publicação e distribuição à revista Prima Facie. Os autores autorizam o uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. As provas finais poderão não ser enviadas aos autores antes da publicação, seguindo a revista seu padrão técnico explicitado nas suas normas e nos formatos praticados em acordo com a CAPES e com padrões de excelência adotados. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo a revista solidária da livre opinião exposta por eles.