A Sociedade Contemporânea E Sua Transfiguração: Uma Análise Da Obra De Ulrich Beck “A Metamorfose Do Mundo: Novos Conceitos Para Uma Nova Realidade”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n47.58365

Palavras-chave:

Cosmopolitismo, Globalização, Metamorfose, Política, Sociedade de Risco

Resumo

O último (e inacabado) livro de Ulrich Beck, “A Metamorfose do Mundo: novos conceitos para uma nova realidade”, traduzido e publicado no Brasil no ano de 2018 pela Editora Zahar, é uma obra de grande alcance. Com um caráter teórico completamente original, essa é muito oportuna para refletir acerca da nova realidade atual e sua complexidade. O autor desenvolve neste trabalho uma análise profunda de diversos acontecimentos e sua respectiva convergência naquela que ele denomina como sociedade de risco. O seu ponto de partida reside, justamente, na distinção entre as transformações sociais (presentes em muitos momentos da história) e a metamorfose do mundo (um fenômeno singular). Essa última consiste em uma transformação radical e que produz impactos para todos os atores políticos e socais do planeta. Por isso, Beck destaca que na medida em que as transfigurações da sociedade globalizada desestabilizam as certezas da modernidade, desloca-se o foco para processos e eventos não intencionais que ultrapassam os domínios da política e da democracia, provocando um choque fundamental que rompe com as constantes antropológicas das civilizações e com as visões anteriores do mundo. Em consequência, é importante que as atuais e as vindouras gerações de risco aprofundem o debate sobre o futuro do planeta, o qual está constantemente se metamorfoseando, para que seja possível articular respostas que auxiliem na criação de políticas públicas cosmopolitas, com espaços de ações plurais, igualitários e democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Antonio Bedin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorando pela Universidad de Santiago de Chile (USACH). Professor dos Cursos de Graduação em Direito e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia (Mundus). E-mail: gilmarb@unijui.edu.br.

Aline Leves, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bacharela em Direito pela UNIJUÍ. Bolsista Integral de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia (Mundus). Advogada (OAB/RS). E-mail: aline.leves@sou.unijui.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

BEDIN, G. A.; LEVES, A. M. P. A Sociedade Contemporânea E Sua Transfiguração: Uma Análise Da Obra De Ulrich Beck “A Metamorfose Do Mundo: Novos Conceitos Para Uma Nova Realidade” . Prim Facie, [S. l.], v. 21, n. 47, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n47.58365. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/58365. Acesso em: 16 abr. 2024.