Trabalho Doméstico, Direito À Saúde E Pandemia: Raio X Da Vulnerabilidade De Uma Categoria Profissional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n48.62671Palavras-chave:
Trabalho doméstico, Direito à saúde, Pandemia, VulnerabilidadeResumo
O trabalho doméstico ocupa uma posição específica no sistema capitalista, em especial nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Exercido majoritariamente por mulheres pobres e pretas, esse labor representa o terceiro segmento ocupacional mais importante do trabalho feminino no país e ilustra variados aspectos da formação da classe trabalhadora e da realidade socioeconômica, complexidades e perpetuação de preconceitos. A despeito do aparato jurídico correspondente, a prática revela a manutenção de vulnerabilidades, evidenciadas no momento vivido em virtude do vírus Sars-CoV, na efetivação do direito à saúde das domésticas. Diante disso, propõe-se analisar os impactos das normas de regulamentação de isolamento social no contexto das trabalhadoras domésticas, a partir de um diálogo entre direito à saúde e vulnerabilidade social. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, realizada no campo teórico e empírico, com abordagem qualitativa. Constatou-se que a manutenção da vulnerabilidade social prejudicou a efetivação do direito à saúde da categoria em tempos de pandemia, e que é necessário (re)pensar o formato das relações estabelecidas e perpetuadas no trabalho doméstico, a partir da formulação de políticas públicas voltadas à qualidade e à segurança dessa categoria profissional, como medida de justiça e de efetivação da dignidade humana das trabalhadoras domésticas no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Prim@ Facie detém direitos exclusivos de publicação e distribuição sob concessão absolutamente franca da parte do autor, ou autores.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores estão cientes de que transferem seus direitos de publicação e distribuição à revista Prima Facie. Os autores autorizam o uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. As provas finais poderão não ser enviadas aos autores antes da publicação, seguindo a revista seu padrão técnico explicitado nas suas normas e nos formatos praticados em acordo com a CAPES e com padrões de excelência adotados. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo a revista solidária da livre opinião exposta por eles.