Educação Básica Para A Cidadania Global: Aproximações Entre A Perspectiva Da Unesco E As Proposições Legislativas Da Câmara Dos Deputados Durante As Ocupações Secundaristas

Autores

  • Guilherme Perez Cabral Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0003-4480-3641
  • Marina Caldeira Ladeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2023v22n49.63636

Palavras-chave:

Educação para a cidadania global (ECG), UNESCO, projetos de lei, Câmara dos Deputados, ocupações secundaristas

Resumo

O artigo apresenta resultados de investigação realizada com o objetivo de aferir repercussões e similaridades entre o conteúdo propugnado pela UNESCO, à educação para a cidadania global (ECG) e projetos de lei sobre educação básica em sua orientação para a democracia, apresentados na Câmara dos Deputados (2o semestre de 2015 e 2016). O recorte temporal remete a contexto em que a UNESCO direciona seu debate à ECG, orientada por conceito ampliado de cidadania, para além do âmbito territorial estatal. No Brasil, na práxis da relação entre educação e democracia, vivemos a mobilização estudantil secundarista com a ocupação de escolas públicas em todo o país. À pesquisa documental sobre a atuação do Poder Legislativo Federal, soma-se a análise de conteúdo e a revisão bibliográfica crítica sobre a matéria. Como resultados e conclusão, a verificação de debate esvaziado e empobrecido no âmbito do Poder Legislativo, em torno da educação e democracia, considerando a agenda internacional de direitos humanos e a movimentação protagonizada pelos estudantes. Não é impactado pelos referenciais educacionais normativos internacionais tampouco, no plano dos fatos, pelas “ocupações secundaristas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Perez Cabral, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Titular (Categoria A1) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito (PPGD), vinculado à Linha de Pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos". Líder do grupo de pesquisa "Direito num mundo globalizado" (CNPq/PUC Campinas). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2014), mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008) e graduado em Direito pela PUC-Campinas (2003). Ministra as disciplinas "Metodologia Jurídica", "Direito Internacional Público" e "Direito do Comércio Internacional", na Graduação; e, no Mestrado, "Direito Internacional da Educação" e "Seminários Avançados de Pesquisa". Tem experiência acadêmica nas áreas de Hermenêutica Jurídica, Filosofia e Teoria Geral do Direito, Direito Internacional e Direitos Humanos, atuando principalmente com os temas Direito à Educação e Democracia.

Marina Caldeira Ladeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Minas, na área de concentração "Democracia, Constituição e Internacionalização" e linha de pesquisa "Direitos Humanos, Integração e Estado Plurinacional". Pós-graduanda em Direito Penal pela FACUMINAS. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2020). Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Núcleo Jurídico de Políticas Públicas (NUJUP/CNPq/PUCMinas). Estagiária de Pós-Graduação da 12ª Promotoria Criminal de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Participante do projeto "Adote um Pesquisador" (parceria PPGD - FMD PUC Minas). Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional, no projeto de pesquisa Direito Internacional Crítico (GEPDI/DICRÍ/CNPq/UFU). Assistente Editorial do Cadernos Eletrônicos Direito Internacional sem Fronteiras (CEDIsF - ISSN 2675-2514). Membro associada da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Membro do Núcleo de Jurisprudência do Boletim do Instituto Brasileiro de Direitos da Criança e do Adolescente (IBDCRIA-ABMP). Com experiência como estagiária da área Trabalhista no Escritório de Advocacia Finocchio e Ustra (abril/2018 - fevereiro/2019) e na Procuradoria Seccional da Fazenda Nacional em Campinas (fevereiro/2019 - julho/2019), além de monitora das disciplinas de Sociologia Geral (2017-2018), Sociologia do Direito (2017-2018) e Direito do Trabalho III (2020) no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuação em pesquisas centradas nos seguintes temas: Direitos Humanos; Direito Internacional; Políticas Públicas; Direito à Educação; Ensino jurídico; Direito das minorias; Pensamento crítico; Decolonialidade

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

PEREZ CABRAL, G.; CALDEIRA LADEIRA, M. Educação Básica Para A Cidadania Global: Aproximações Entre A Perspectiva Da Unesco E As Proposições Legislativas Da Câmara Dos Deputados Durante As Ocupações Secundaristas. Prim Facie, [S. l.], v. 22, n. 49, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2023v22n49.63636. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/63636. Acesso em: 25 abr. 2024.