"De Onde Vem o Tiro?": violência, insegurança e imaginário do medo na escola.

Autores

  • Fábio Freitas

Palavras-chave:

Insegurança, Imaginário do medo, Violência, Poder.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como a insegurança e o imaginário do medo, instalados na escola e tratados usualmente do ponto de vista do poder, com medidas restritivas e isoladoras, não são despertados somente pelo exercício e pela condição da violência cotidiana, mas por um "estado de violência" - ostensivo ou dissimulado - incorporado à cultura e ao imaginário individual e social. Ambos transformam as relações sociais, provocando a busca de novos lugares de encontro, socialidade, proteção. No cotidiano das escolas, precisam ser geridos por meio de práticas simbólicas e sociais diversas, que possibilitem lidar com essas novas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FREITAS, F. "De Onde Vem o Tiro?": violência, insegurança e imaginário do medo na escola. Prim Facie, [S. l.], v. 5, n. 8, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/primafacie/article/view/7187. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos