DOSSIÊ ESPECIAL: FILOSOFIA AFRICANA DESDE VOZES FEMININAS

2020-03-29

Com alegria, convidamos a comunidade acadêmica e interessadas para construírem conosco o Dossiê Filosofia Africana desde Vozes Femininas que deverá ser publicado em 25 de Julho de 2020, na Revista Problemata.

O dossiê tem o intuito de divulgar a Filosofia Africana e Afrodiaspórica desde vozes femininas, tendo em vista que a discussão sobre Filosofia Africana e Afrodiaspórica, que aos poucos vem se consolidando no contexto brasileiro, está centrada nas vozes masculinas, cujos temas, em sua maioria, não se engajam com as intersecções entre gênero, raça e classe. Nesse sentido propomos produzir um dossiê que abarque temas como: filosofia africana, filosofia africana e feminismos; filosofia da ancestralidade; filosofia do encantamento; filosofia kemética; pedagogias da ancestralidade; pretagogia; capoeira angola; corpo-dança afroancestral; quilombismo.

O intento é fazer um xirê tecido pelos saberes femininos, buscando divulgar pesquisas diversas que dialoguem com saberes e práticas das filosofias africanas, desde vozes femininas, inclusive tendo-as como referências bibliográficas. Assim, os textos não serão apenas escritos por mulheres, mulheres negras, também tenciona trazê-las como protagonistas.

 

Convite_2_-_Dossiê_Filosofia_Africana_desde_Vozes_Femininas._.jpg