SOBRE OS FINS E SUA POSIÇÃO NO SER: Apontamentos sobre "O principio responsabilidade", de Hans Jonas

Autores

  • Betto Leite da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v2i1.10428

Palavras-chave:

responsabilidade, meio ambiente, ética da responsabilidade

Resumo

O princípio responsabilidade resume, de modo geral, as concepções metafísicas de Hans Jonas em relação ao estudo das questões ontológicas que envolvem o homem e sua responsabilização ética com o meio. Para Jonas, o problema ontológico é tão original e importante para qualquer concepção de homem e de natureza quanto para toda a fenomenologia pós-kantiana, porém, com a diferença de que a pergunta pelo fundamento do ser encobre a pergunta fundamental e decisiva para a compreensão adequada do problema ético-ontologico dos tempos atuais, qual seja a pergunta pelos fins, e é sobre ela que o é dedicado o Cap. III de O princípio responsabilidade. A questão fundamental sobre os fins e sua posição no ser pode ser compreendida na medida em que se responde à questão crucial de saber se existe finalidade no mundo físico, objetivo ou somente no mundo subjetivo, psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JONAS, Hans.O princípo responsabilidade. Trad. De Marijane Lisboa eLuiz Barros Montez. Contraponto : Ed. PUC­Rio de Janero, 2006.

APEL, Karl­Otto.Transformação da filosofia: Tomo I: Filosofia analítica,semiótica e hermenêutica. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

HEIDEGGER. M. “A tese de Kant sobre o ser”. Trad. de Ernildo Stein. In:Heidegger e Sartre. Col. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural,1973. Tit. original: Kants These über das Sein.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 19-10-2022

Versões

  • 19-10-2022 (2)
  • (1)

Edição

Seção

Artigos