A filosofia no ensino médio brasileiro: um estudo de caso

Autores

  • Antonio Jose Lopes Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sabina Maura Silva Universidade Federal de Minas Gerais Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v4i2.16825

Palavras-chave:

Filosofia. Ensino de Filosofia. Ensino Médio. Diretrizes Curriculares.

Resumo

O presente artigo pretende discutir o tema das conexões entre a filosofia e o seu ensino no nível médio tem por objeto a constituição do espaço curricular destinado ao conhecimento filosófico como disciplina escolar. O exame nele desenvolvido se relaciona com o desenvolvimento do projeto de extensão Contribuições Didático-Pedagógicas ao Ensino de Filosofia na Escola Média: ação do grupo extensionista Cinema e Educação (CINEDUC), da UFMG, do qual os autores fazem parte da equipe, um deles como subcoordenador. As argumentações aqui desdobradas referem-se à discussão conceitual de pressupostos relativos à presença da filosofia como disciplina do ensino médio brasileiro. Nesse sentido, analisam-se questões atinentes à institucionalização do campo da filosofia dentro da vida educacional, desde as suas relações com o ambiente da escola de ensino médio – tanto no que tange à problemática do conteúdo quanto da situação do profissional que o ministra – até aquelas havidas com as demais áreas do conhecimento humano abrangidas pelas diversas grades curriculares. Para tanto, desenvolve-se uma análise acerca da forma como a inserção é definida pela legislação brasileira atual, em especial nos PCN e no CBC do Estado de Minas Gerais, o qual serve aqui a um estudo de caso.

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Biografia do Autor

Antonio Jose Lopes Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor de Filosofia Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Filosofia pela UNICAMP

Membro do Grupo de Pesquisa Marxologia: Filosofia e Estudos Confluentes do CNPq

Sabina Maura Silva, Universidade Federal de Minas Gerais Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

<p>Doutora em Educação</p><p>Mestre e Graduada em Filosofia</p><p>Graduada em História</p><p>Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG</p>

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Publicado

17-11-2013

Edição

Seção

Artigos