CORPO-PRÓPRIO: DE CORPO-OBJETO À CORPO-SUJEITO EM MERLEAU-PONTY

Autores

  • Klédson Tiago Alves de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • José Francisco das Chagas Souza UERN

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v8i2.32509

Palavras-chave:

Merleau-Ponty. Corpo-Próprio. Corpo-Sujeito

Resumo

Este artigo busca discutir os conceitos de Corpo-próprio e Corpo-Sujeito dentro do contexto filosófico de Maurice Merleau-Ponty. Desta forma, a discussão está voltada para se ver o homem como unidade em que não há separação entre o seu corpo (máquina) de sua razão. O objetivo é mostrar que em Merleau-Ponty o corpo-sujeito é este que está posto na realidade e que tem a capacidade de experienciar a si mesmo e o mundo. O mundo é isso que é, as coisas são o que aparecem ao homem, porém, ele tem a capacidade de experienciar e de ver sempre de uma perspectiva nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klédson Tiago Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Resolução nº 19/2016 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE-UFPB). Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval. E-mail: magal.ic@hotmail.com

José Francisco das Chagas Souza, UERN

Doutorando do PPGL/UERN. Possui graduação em Filosofia pela UECE, especialização em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Filosofia - UFRN. Professor Adjunto II/UERN - Curso de Filosofia - Campus Caicó.

Referências

CAMINHA, Iraquitan Oliveira. Corpo, Motricidade e Subjetividade em Merleau-Ponty. In. Merleau-Ponty em João Pessoa. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 39-47.

CERBONE, David R., Fenomenologia. Trad. Caesar Souza. 2ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LOPES, Rossana M., A concepção de corpo próprio em Merleau-Ponty. In. CAMINHA e ARAÚJO SILVA. Percepção, corpo e subjetividade. São Paulo, SP: LiberArs, 2013, p. 123-134.

MERLEAU-PONTY, Maurice O Visível e o Invisível. Trad. José Arthur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Editôra Perspectiva, 1971.

______. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. In. Estudos de Psicologia. Vol. 13, No. 2, Natal, 2008, p. 141-148, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2008000200006&script=sci_arttext, Acesso em 26 de Outubro de 2015, às 14h.

Downloads

Publicado

17-09-2017

Edição

Seção

Artigos