AS FASES HISTÓRICAS DO PENSAMENTO LATINO-AMERICANO E HISPÂNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.37562

Palavras-chave:

Condition, Generations, Identity, Latin american thought

Resumo

Na generalidade, pode estabelecer-se um conjunto de marcos histórico-filosóficos que abrangem os principais momentos da evolução das ideias na América Latina, de tradição hispânica. Tendo em conta o critério formulado por Carlos Beorlegui, a criação filosófica assume uma dimensão práxica e decorre fundamentalmente, na época actual, mais da discussão e correlação de problemas concretos, do que da formulação de perspectivas ou de construção teóricas de sistemas. A reflexão filosófica na América Latina sempre obedeceu à discussão de determinados problemas de cunho mais prático e existencial, os quais atravessaram fundamentalmente quatro períodos ou marcos históricos. Dir-se-á que as linhas gerais que têm sido uma constante no pensamento latino-americano, se podem tipificar em tendências bem definidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gomes, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Doutorado em Filosofia (área da especialidade: Filosofia da Cultura),pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Investigador integrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (CHAM - Centre for the Humanities da FCSH/NOVA) no grupo de investigação 'Cultura e história do pensamento hispânico e ibero-americano'.

Referências

BETANCOUT, Raúl Fornet, Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectiva, São Leopoldo: Nova Harmonia, Brasil, 2004.

______. Interculturalidad y globalización. Ejercicios de crítica filosófica intercultural en el contexto de la globalización neoliberal. Ed. Frankfurt/M.: IKO – San José, Costa Rica, DEI, 2000.

BETANCOURT, Raúl Fornet e BEORLEGUI, Carlos, Filosofia latinoamericana, Editorial Comares, S.L. Colección Guía Comares, 5, Granada, Espanha, 2014.

GOMES, Carlos A. Filosofia e cultura luso-hispãnica, e-book, EPUB, Wordpress, 1ª edição, Lisboa, Portugal, 2014-2017, in www.filcarlos.com

______. O pensamento hispãnico e a problemática da identidade cultural, Aufklarung, V.3 Nº 1. Abril 2016, p.171, Paraíba, Brasil, 2017.

GUIZOT, François. Historia de la civilización en Europa. (Prólogo de José Ortega y Gasset), tradução para o espanhol de Fernando Vela). 3ª edição, Madrid, Alianza Editorial, Espanha, 1990.

PAIM, António O estudo do pensamento filosófico brasileiro. 1ª. Edição. Rio de Janeiro,Tempo Brasileiro, 1979.

PAIM, António, CAEIRO, Francisco da Gama e outros, Filosofia na América Latina (Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia), Editorial Verbo (5 volumes), Lisboa, Portugal, 1992.

REALE, Miguel. A Filosofia de Kant no Brasil, São Paulo, Revista dos Tribunais, Brasil, 1951.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

24-08-2018

Edição

Seção

Artigos