SOBRE A INSUBMISSÃO DE LEON TOLSTOI

Autores

  • Thiago David Stadler

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.41255

Palavras-chave:

Anarquismo, Estado, Insubmissão, Sociedade, Violência.

Resumo

Proponho neste artigo uma análise a respeito da noção de insubmissão em Leon Tolstoi que integra o embate entre Estado e sociedade civil. Para tanto, questões fundamentais surgem: haveria a necessidade de manutenção de uma estrutura baseada exclusivamente no uso da força? O uso da violência é um instrumento legítimo da sociedade civil na busca pela auto-gestão? Ambas as questões são respondidas de forma negativa por Tolstoi e por este motivo é um convite ao pensar de nossas reações contemporâneas frente ao Estado, a violência e a submissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OLIVA, Alberto. Anarquismo e conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

PROUDHON. O que é a propriedade? Trad. Marília Caeiro. - 2ª edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

TOLSTOI, Leão. A Insubmissão e outros escritos. Trad. Plínio Augusto Coêlho. – Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Editora Imaginário, 2010.

______. O reino de Deus está em vós. Trad. Celina Portoarrero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.

WATRIN, Jorge Paulo dos Santos. O cristianismo libertário de Tolstoi: implicações políticas de um saber religioso. 2012. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

OODCOCK, G. História das idéias e movimentos anarquistas - v.1: A idéia. Trad. Júlia Tettamanzy. Porto Alegre: L&PM, 2007.

Downloads

Publicado

24-08-2018

Edição

Seção

Dossiê Especial - MARGINAIS E CLANDESTINOS