O ENSINO DE FILOSOFIA COMO POTENCIALIZAÇÃO A EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Rodolpho Rousseau Soares Silva

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41666

Palavras-chave:

Emancipação, Ensino de Filosofia, Estímulo.

Resumo

O objetivo pretendido neste estudo é agregar ao ensino de filosofia, sobretudo a prática filosófica este conceito tão importante, a “emancipação”. O Ensino Médio é a fase em que os jovens estão por desenvolver a sua maturidade, tanto no âmbito educacional quanto no sociopolítico. Sendo assim, reconhecemos a importância de estimular os estudantes, fornecendo meios para que se desenvolvam para além das habilidades e competências esperadas do ensino de base. O que pretendemos com esta reflexão é lançar bases para novas abordagens de ensino, em específico de filosofia, pois há possibilidades de tornar o ensino de filosofia numa prática filosófica. Para isto, buscamos trazer o ensino de filosofia para a realidade cotidiana dos estudantes, contextualizando o pensamento filosófico e os fatores que os motivaram, tornando-os assim, autônomos para pensarem na realidade no qual estão inseridos de modo crítico e problematizante, tendo como subsídio o referencial teórico aprendido na prática filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ASPIS, R. L; GALLO S. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Trad. Luís Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

KANT, I. Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

RANCIERE, J. O mestre ignorante. Trad. Lilian do Vale. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2007.

TOMAZETTI, E. M. Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio. Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação - RESAFE, Brasília, n. 13, p. 41-53, nov./2009 – abr./2010.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, LUGARES DIVERSOS E VARIADOS DESAFIOS