O ENSINO DE FILOSOFIA COMO POTENCIALIZAÇÃO A EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41666Palavras-chave:
Emancipação, Ensino de Filosofia, Estímulo.Resumo
O objetivo pretendido neste estudo é agregar ao ensino de filosofia, sobretudo a prática filosófica este conceito tão importante, a “emancipação”. O Ensino Médio é a fase em que os jovens estão por desenvolver a sua maturidade, tanto no âmbito educacional quanto no sociopolítico. Sendo assim, reconhecemos a importância de estimular os estudantes, fornecendo meios para que se desenvolvam para além das habilidades e competências esperadas do ensino de base. O que pretendemos com esta reflexão é lançar bases para novas abordagens de ensino, em específico de filosofia, pois há possibilidades de tornar o ensino de filosofia numa prática filosófica. Para isto, buscamos trazer o ensino de filosofia para a realidade cotidiana dos estudantes, contextualizando o pensamento filosófico e os fatores que os motivaram, tornando-os assim, autônomos para pensarem na realidade no qual estão inseridos de modo crítico e problematizante, tendo como subsídio o referencial teórico aprendido na prática filosófica.Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ASPIS, R. L; GALLO S. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Trad. Luís Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
KANT, I. Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Trad. Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre Educação. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
RANCIERE, J. O mestre ignorante. Trad. Lilian do Vale. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
TOMAZETTI, E. M. Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio. Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação - RESAFE, Brasília, n. 13, p. 41-53, nov./2009 – abr./2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).