FILOSOFIA PARA ALÉM DO EUROCENTRISMO: UMA ABORDAGEM EM AFROPERSPECTIVISMO NO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Ijaelson Clidório Pimentel a
  • Antonio Gomes da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i1.46177

Palavras-chave:

África, Afroperspectivismo, Diversidade, Ensino de filosofia, Eurocentrismo.

Resumo

O objetivo deste ensaio é despertar no professor de filosofia a percepção da necessidade de desconstrução de ideias de ensino cristalizadas, de predominância de uma história da filosofia eurocêntrica, sem oportunidades ao exercício do pensamento do inteiramente novo. Isto conduz à busca da concepção de um ensino de filosofia aberto ao pensamento da diversidade, de modo que todas as culturas sejam consideradas como iguais na sua capacidade racional, sejam a cultura africana, a grega, a chinesa, a indígena, a latina e tantas outras potenciais portadoras de filosofias e de significados. Apresenta-se, nesse contexto, o conceito de afroperspectivismo como proposta de superação de uma concepção excludente de vida e de ensino, resultado da colonização do pensamento. Para a consecução deste objetivo, emprega-se notadamente a leitura e interlocução com textos de filósofos africanos e alguns de seus comentadores. Dentre os primeiros destacam-se FANON (2008), ORUKA (2002) e TOWA (2015); dentre estes últimos, DANTAS (2014, 2018), FLOR DO NASCIMENTO; BOTELHO (2010), GOMES (2014), JESUS; NEGRI; CANDIDO (s/d), NOGUERA (2011, 2014), OLIVEIRA (2012), TOMAZETTI; BENETTI (2012). Debate também relevante é estabelecido com filósofos e filósofas latino-americano(a)s, principalmente no que se refere ao ensino de filosofia desde uma perspectiva da diversidade. Dentre estes, citam-se ASPIS; GALLO (2009) e CERLETTI (2009). O resultado dessas múltiplas leituras e interlocuções é a explicitação de posturas, valores e práticas que pensam a filosofia e o ensino de filosofia tomando em consideração a diversidade de culturas, de saberes e de pensares, reconhecendo novos territórios epistêmicos que estão fora da lógica do eurocentrismo. O afroperspectivismo, particularmente, mostra-se aberto, inclusivo, dialógico, pleno de potencialidades quer como forma de pensamento, quer como ponto de partida para o ensino de filosofia. Conclui-se este ensaio apontando-se para a possibilidade de construção do ensino de filosofia sob a perspectiva do pensamento da diversidade, em geral, e da filosofia africana, em particular; não como negação do pensamento europeu, mas como reconhecimento de que há pensamento filosófico, autêntico e autóctone, que transcende a racionalidade europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e educação, 2009.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DANTAS, Luis Thiago Freire. Filosofia desde África: perspectivas descoloniais. 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

______. O ensino da filosofia africana nas Diretrizes Curriculares do Paraná: impedimentos epistêmicos? InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, Campo Grande, v. 20, n. 40, p. 58-80, jul./dez. 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. São Paulo: 34, 2010.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson; BOTELHO, Denise. Colonialidade e educação: o currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 14, p. 66-89, mai.-out. 2010.

GOMES, Isabel Maria Jorge. Odera Oruka: o sábio e o filósofo. In: SEMINÁRIO CONHECIMENTOS, SUSTENTABILIDADE E JUSTIÇA COGNITIVA, 2013-14, Coimbra. Trabalho... Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2014. Disponível em: <http://alice.ces.uc.pt/en/wp-content/uploads/2014/03/Odera-Oruka-Isabel.pdf>. Acesso em: 28 de março de 2019.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à filosofia. Tradução de Marcos Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

JESUS, Rodrigo Marcos; NEGRI, Edson; CANDIDO, Juarid. Filosofia e consciência negra: desconstruindo o racismo. Cuiabá: PIBID Filosofia UFMT, s/d.

NOGUERA, Renato. O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014.

______. Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa (BA), v. 4, n. 2, p. 1-19, dez. 2011.

OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 18, p. 28-47, mai.-out. 2012.

ORUKA, H. Odera. Quatro tendências da atual Filosofia Africana. Tradução de Sally Barcelos Melo para uso didático de ORUKA, H. Odera. Four trends in current African philosophy. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002. p. 120-124.

_____. Sage philosophy: Indigenous thinkers and modern debate on African philosophy. Brill, 1990.

RAMOSE, Mogobe. Sobre a Legitimidade e o Estudo da Filosofia Africana. Ensaios Filosóficos,

Volume IV – Outubro / 2011.

RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TOMAZETTI, Elisate M.; BENETTI, Cláudia Cisiane. Formação do professor de filosofia entre o ensino e a aprendizagem. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 1027-1043, set.-dez. 2012.

TOWA, Marcien. A ideia de uma filosofia negro-africana. Tradução de Roberto Jardim da Silva. Belo Horizonte: Nandyala; Curitiba: NEAB-UFPR, 2015.

Downloads

Publicado

16-07-2019

Edição

Seção

Artigos