PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MEIO ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO DOS FINS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49673Palavras-chave:
Educação, Filosofia, UtilidadeResumo
Com base em uma interpretação de três finalidades básicas da educação brasileira listadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a saber, o desenvolvimento do educando, o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho, procuramos desenvolver sugestões de como o ensino da Filosofia pode ser um meio adequado para a realização de cada um desses objetivos gerais da Educação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARISTÓTELES. Protréptico. Edição bilíngue. Tradução para o espanhol de Carlos Megino Rodriguez. Madrid: Abada Editores, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.
CUTER, J. Por que não defendo a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio?. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/852-por-que-nao-defendo-a-obrigatoriedade-da-filosofia-no-ensino-medio>. Acesso em 12 de Novembro de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.
CUTER, J. Por que não defendo a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio?. Disponível em: <http://anpof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna-anpof/852-por-que-nao-defendo-a-obrigatoriedade-da-filosofia-no-ensino-medio>. Acesso em 12 de Novembro de 2019.
Downloads
Publicado
24-12-2019
Edição
Seção
Dossiê especial – EM DEFESA DA FILOSOFIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).