AO NORDESTE DA FILOSOFIA E A CORUJA NO MANDACARU

  • Cristiane Marinho Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Filosofia, Nordeste brasileiro, Ensino de Filosofia, História da Filosofia do Brasil

Resumo

O presente texto, Ao nordeste da filosofia e a coruja no mandacaru, traz um resgate da tradição do pensamento filosófico nordestino, mostrando os seus momentos iniciais e fundantes e sua adesão aos métodos e objetos filosóficos europeus. Apresenta a sua marca inaugural com o aristotelismo-tomista dos Jesuítas, passa pelo empirismo reformado do Seminário de Olinda, pelo positivismo da Escola do Recife e pelo cientificismo francês da Academia Francesa do Ceará. O objetivo geral deste artigo é questionar, a partir dos dados da tradição do pensamento filosófico nordestino brasileiro, a mera subserviência da repetição dos clássicos e pensar sobre a necessidade de filosofarmos a partir da nossa própria realidade como fez toda a Filosofia.

Biografia do Autor

Cristiane Marinho, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE); professora permanente  do Mestrado em Serviço Social (MASS/UECE); mestre em Filosofia (UFPB/UFMG); doutora em Educação (UFC); pós doutora em Filosofia da Educação (UNICAMP); doutoranda em Filosofia (UFG).

Referências

MARINHO, Cristiane M. A Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze na Filosofia da Educação no Brasil. 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000851942

______. Filosofia e educação no Brasil: da identidade à diferença. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

PAIM, Antônio. O estudo do pensamento filosófico brasileiro. 2ª ed. São Paulo; Convívio, 1985.

______. História das ideias filosóficas no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Convívio; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.

RODRIGUES, Padre Antônio Sidra. Origens do Ensino da Filosofia no Ceará. In: Ensino da Filosofia no Ceará (Coord. Adísia Sá). Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 1972. (Biblioteca de Cultura série B Estudos e Pesquisas).

SÁ, Adísia. O lugar da Filosofia na Escola Média Cearense Contemporânea. In: Ensino da Filosofia no Ceará (Coord. Adísia Sá). Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 1972. (Biblioteca de Cultura série B Estudos e Pesquisas).

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. – (Coleção memória da educação).

SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

WALS, Padre Brendan Patrick. A Filosofia no Ensino Superior. In: Ensino da Filosofia no Ceará (Coord. Adísia Sá). Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE. 1972. (Biblioteca de Cultura série B Estudos e Pesquisas).
Publicado
2019-12-24
Seção
Dossiê especial – EM DEFESA DA FILOSOFIA