ÀS MARGENS DA TEORIA DO RECONHECIMENTO:
UM COMENTÁRIO SOBRE DOIS TRABALHOS MENORES DE AXEL HONNETH
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49683Palavras-chave:
Axel Honneth, Reificação, Reconhecimento, Teoria Crítica, História das ideiasResumo
O artigo procura apresentar de modo crítico duas obras de Axel Honneth. Na primeira parte, o texto tratado é a tradução brasileira do livro Reificação, em que Honneth explora a atualidade do conceito desenvolvido por Georg Lukács; na segunda parte, é comentado o ensaio de história das ideias, Anerkennung, que trata de diferentes interpretações dadas ao conceito de reconhecimento nos ambientes filosóficos da França, Reino Unido e Alemanha. O artigo se pretende uma resenha expandida, na qual aspectos internos de cada um dos dois livros são discutidos, mas também a situação de ambos dentro da obra completa de Honneth e, afinal, a própria contribuição que cada um dos dois livros aqui analisados aportam à trajetória de uma teoria do reconhecimento. Dessa maneira, pretende-se comentar criticamente cada um dos livros, mas também apontar para o fato de que a teoria do reconhecimento, como formulada por Honneth, ainda é uma obra em construção.
Downloads
Referências
______. Recognition as ideology. In: VAN DEN BRINK, B.; OWEN, D. Recognition and power: Axel Honneth and the tradition of critical social theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 323-347.
______. Das Recht der Freiheit. Grudriß einer demokratischen Sittlichkeit. Berlin: Suhrkamp, 2011 (ed. bras.: O direito da liberdade: fundamentos de uma eticidade democrática. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes, 2015).
______. Barbarizações do conflito social: lutas por reconhecimento ao início do século 21. Civitas, v. 14, n. 1, p. 154-176, 2014.
______. A ideia de socialismo: tentativa de atualização. Lisboa: Ed. 70, 2017.
______. Anerkennung. Eine europäische Ideengeschichte. Berlin: Suhrkamp, 2018a.
______. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. Trad. Rúrion Soares Melo. São Paulo: Ed. Unesp, 2018b.
MELO, R. S. (Coord.). A Teoria Crítica de Axel Honneth: reconhecimento, liberdade e justiça. São Paulo: Saraiva, 2013.
______. Apresentação. In: HONNETH, A. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. São Paulo: Ed. Unesp, 2018. p. 9-16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).