A CAMINHADA É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E A FILOSOFIA NÃO SE SEPARA DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i2.54037Palavras-chave:
Bairro Santa Cândida, Rádio Comunitária Mega FM, Coletivo Vozes da Rua, Agosto Negro, Slam da Perifa, Filosofia Africana, Mulheres de Santa CândidaResumo
O texto apresenta uma narrativa da caminhada do povo da periferia do Bairro Santa Cândida que, pela força das mulheres, descobriu a chegada do tempo de uma vida mais digna em uma comunidade a ser construída por nós. É a trajetória de lutas travadas à partir dos anos de 1970. A descoberta que a mídia não nos representa, que a democratização não chegou nas periferias nos levou a lutar pelo direito de informação através da criação da Rádio Comunitária do Bairro Santa Cândida - a Rádio Mega FM, com o seu fechamento e, para continuarmos levando a Cultura Hip Hop, nos organizamos no Coletivo Vozes da Rua com o objetivo de levar informação, educação e ser ponte para a fraternidade. Assim, demos continuidade ao Agosto Negro onde seus temas surgem a partir dos estudos e questionamentos dentro do Coletivo Vozes da Rua. A filosofia entrou em nossa vida e nos levou a muitos questionamentos, inclusive sobre a Filosofia da Academia que só estudavam autores brancos e diziam pouco de nós. Através de conversas e leituras descobrimos que a Filosofia nasceu na África, que os gregos "passaram o rato" nos textos egípcios. Descobrimos que a Filosofia está em nós, nas memorias dos nossos ancestrais, nas ruas, nos becos e vielas das comunidades periféricas, nas letras dos RAPS, assim como no Slam de Perifa, culturas de resistências. Temos muito a estudar para levar aprendizados sobre Filosofia Africana e construirmos coletivamente a Filosofia da Periferia nascida no chão e na vida da comunidade.
Downloads
Referências
Pagina no Facebook, Instagram, Youtube: Coletivo Vozes da Rua Página no Facebook: Slam de Perifa
Rádio Comunitária Mega FM: vários artigos na Internet
Equipe SpaceLab – facebook.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).