DA ESPIRITUALIDADE ENQUANTO EXPERIÊNCIA EPISTÊMICO-EXISTENCIAL ENVOLVENDO A VERDADE COMO PARADOXO EM SÖREN KIERKEGAARD, O SAGRADO EM RUDOLF OTTO E A PRESENÇA ESPIRITUAL EM PAUL TILLICH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.63934

Palavras-chave:

Kierkegaard, Otto, Tillich, Sagrado, Presença Espiritual

Resumo

Segundo Kierkegaard, a verdade se sobrepõe ao caráter objetivo que encerra investigação histórica e exercício especulativo, dialogando com a subjetividade e a condição-limite da interioridade. Detendo-se em tal princípio hermenêutico-existencial, o artigo assinala a espiritualidade enquanto experiência epistêmico-existencial envolvendo a verdade como paradoxo em Kierkegaard, que se sobrepõe à mediação lógico-discursiva e implica uma construção dialético-subjetiva que transcende a razão histórico-objetiva. Dessa forma, caracterizando a espiritualidade enquanto experiência epistêmico-existencial que encerra uma evidência não-racional, o artigo recorre à fenomenologia de Rudolf Otto para sublinhar o sagrado e a sua distinção absoluta diante da realidade natural e do seu caráter perceptível, enfatizando o elemento não-racional e a sua natureza suprarracional no numinoso, que escapa aos processos lógico-racionais e converge para a apreensão do racional e do não-racional na noção da Divindade. Assim, se a relação com Deus se sobrepõe à subjetividade e à objetividade e supera o referido esquema estrutural epistêmico, o artigo, baseado na teologia filosófica de Paul Tillich, se detém no conceito de Presença Espiritual e na vida sem ambiguidade, que implica a união transcendente e correlaciona ágape e gnosis em um movimento extático-religioso que encerra a automanifestação, a autorrevelação e a autocomunicação do Absoluto e Transcendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano Da Rosa, "Mariano Da Rosa Research Institute (MDRRI - TX / USA)"

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais [CEUCLAR/SP] e Bacharel em Teologia pela Universidade Estácio de Sá [UNESA/RJ], Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Filosofia pela Universidade Gama Filho [UGF/RJ] e Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes [UCAM/RJ], o Prof. Luiz Carlos Mariano da Rosa atua como Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura [EPZ/SP]. Tendo como objeto de interesse a construção do conhecimento e a inter-relação que envolve as formas simbólicas constitutivas da “realidade” humana, além dos princípios capazes de assegurar uma sociedade igualitária e uma ordem política baseada no interesse comum, o Prof. Luiz Carlos Mariano da Rosa desenvolve um trabalho de pesquisa acadêmico-científica de caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar que traz como principais áreas de investigação a Teoria do Conhecimento, a Filosofia da Educação, a Filosofia Política, a Filosofia da Religião e a Teologia Filosófica.

Referências

BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. Gênesis. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada. São Paulo / Barueri: Cultura Cristã / Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. Tradução de Carlos Maria Vásquez Gutiérrez. São Paulo: Paulinas, 2001.

DA ROSA, Luiz Carlos Mariano. Kierkegaard e a transformação do sujeito em si mesmo entre a vertigem da liberdade e o paradoxo absoluto da fé. REVELETEO – Revista Eletrônica Espaço Teológico (PUC/SP), São Paulo, v. 12, n. 21, p. 68-86, jan./jun. 2018.

KANT, Immanuel. A religião nos limites da simples razão. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1992.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Diario. Tradução de Cornélio Fabro. 8. ed. Milão: Rizzoli, 2000. (Bur classici).

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Ejecitación del cristianismo. Prólogo y traducción del danés de Demetrio Gutiérrez Rivero. Madrid/Espanha: Editorial Trotta, 2009.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. El concepto de la angustia. Una sencilla investigación psicológica orientada hacia el problema dogmático del pecado original. Introducción por José Luis L. Aranguren. 2. ed. Madrid: Espasa-Calpe, S. A., 1982.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Pós-escrito às migalhas filosóficas. V. 1. Petrópolis-RJ / Bragança Paulista-SP: Vozes / Editora Universitária São Francisco, 2013.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Textos selecionados. Tradução de Ernani Reichmann. Reimpressão. Curitiba: UFPR, 2001.

LEEUW, Gerardus Van Der. La Religion dans son essence et ses manifestations: Phénoménologie de la religion. Paris: Payot, 1955.

MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Abraão e a espiritualidade individual como base da existência autêntica em Kierkegaard: da fé como relação absoluta com o absoluto à fé como a encarnação do absoluto no Deus-Homem Jesus Cristo. TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias (PUC/SP), São Paulo, v. 9, n. 18, mai./ago. 2019a.

MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. A oração entre as práticas mágico-religiosas do politeísmo e o relacionamento pactual do monoteísmo: da superação do determinismo da história em Mircea Eliade à presença do mistério do ser em Paul Tillich. Revista Teológica DOXIA (FABRA/PUC-Rio), Serra/ES, v. 3, n. 3. p. 46-75, jan./jun. 2018.

MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Sedução, virtude moral e fé como “salto qualitativo” em Kierkegaard: o existente singular entre a possibilidade, a realidade e o absoluto, Occursus – Revista de Filosofia (UECE/CE), Fortaleza, v. 4, n. 1, jan./jun. 2019b.

PAIM, Antônio. Dicionário das obras básicas da cultura ocidental. Brasília: Instituto de Humanidades, 2008.

OTTO, Rudolf. O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Tradução de Walter O. Schlupp. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal-EST/Vozes, 2007.

POLITIS, Hélène. Le vocabulaire de Kierkegaard. Paris: Elipses Édition Marketing S.A, 2002.

SCHLEIERMACHER, Friedrich. On Religion: Speeches to Its Cultured Despisers. Translated and edited by Richard Crouter. 2. ed. Cambridge/UK: Cambridge University Press, 1996.

TILLICH, Paul. Filosofia de la religion. Traducción de Marcelo Pérez Rivas. Buenos Aires: Ediciones Megápolis / Asociación Editorial La Aurora, 1973.

TILLICH, Paul. Teologia sistemática. Tradução de Getúlio Bertelli e Geraldo Korndörfer. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

Artigos