O NEGRO E A EFETIVIDADE DAS PSICOTERAPIAS EM UMA SOCIEDADE RACISTA:
EM UM MUNDO RACISTA, TRATE UMA PESSOA NEGRA EM UM CONSULTÓRIO DE PSICOTERAPIA, ELA VOLTARÁ ÀS RUAS E ADOECERÁ DE NOVO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v13i3.65099Palavras-chave:
Racismo, Psicoterapias, FanonResumo
Não há terapia possível contra o racismo. Onde existe racismo, existe uma condição artificial que mantém o privilégio dos brancos e a subalternidade dos negros, condição essa que, operando tal como uma profecia, mantém viva essa diferença entre privilégio e subalternidade, uma geração após a outra. Essa condição adoece os negros e somente a sua superação pode permitir a este uma vida saudável.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. (1952); tradução de Renato da Silveira. São Paulo: Ubu Editora, 2020
Downloads
Publicado
31-12-2022
Edição
Seção
Dossiê especial - PERSPECTIVAS DECOLONIAIS A PARTIR DA OBRA DE FRANTZ FANON
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Roberto de Freitas Leal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).