O ÚLTIMO PARADIGMA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.65587

Palavras-chave:

paradigma, negacionismo científico, capitalismo

Resumo

O ciclo kuhniano é subvertido no início do século XXI com a emergência de velhos paradigmas já superados, como o do terraplanismo, e de negacionismos referentes à eficácia das vacinas e às evidências climáticas alarmantes e comprovadas através do método científico. Paradoxalmente, a própria tenociência da informação potencializa o impacto dos ataques que sofre ao viabilizar a disseminação customizada de informações falsas. Um novo paradigma, caracterizado pela subversão da própria ciência, apresenta-se, então, como o último deles, não pela superação epistemológica da tese de Kuhn, mas principalmente porque o que está em jogo é a preservação dos recursos naturais em flagrante contradição com a manutenção do capitalismo, ao qual interessa desautorizar a ciência a descrever a realidade para eliminar a resistência ao seu avanço através do negacionismo científico e de suas afinidades com o neoliberalismo e com o fascismo. O fim da ciência e a catástrofe ambiental estariam determinados não fosse ainda possível dar ouvidos aos povos originários, ouvir, como escreveu Viveiros de Castro, o “recado da mata”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGSON, H. A evolução criadora. Lisboa: Edições 70, 2001.

KOYRÉ, A. Études newtoniennes. Paris: Gallimard, 1968.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LIMULJA, H. O Desejo dos Outros. Uma etnografia dos sonhos yanomami. Ubu: São Paulo, 2022.

PEREIRA, D. N. A. Tantos sóis, tantos mundos, tantas hipóteses: a história das teorias de formação do sistema solar e os progressos da ciência. 2020. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2020.

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A Nova Aliança. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1984.

SANTOS, L. G. 30 de Outubro 2022 – A 25ª Hora. n-1 edições. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/30-de-outubro-de-2022-a-25a-hora Acesso em: 03 jan. 2022.

SANTOS, L. G. A solução final do capitalismo. Disponível em: https://www.laymert.com.br/a-solucao-final-capitalista/ Acesso em 03 jan. 2022.

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 2008.

SIMONDON, G. Sur la Technique. Paris: PUF, 2013.

VIVEIROS DE CASTRO, E. O recado da Mata. In: KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015. p.11-42.

Downloads

Publicado

10-11-2023