THOMAS KUHN, UMA BREVE CRÔNICA DE SUA TRAJETÓRIA E DE SEUS PARADIGMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i4.66819

Palavras-chave:

educação e ciência, paradigmas, história oral, transversalidade entre temas e paradigmas, transferência de conceitos entre áreas

Resumo

A exploração de novos aspectos sobre um autor e obra tão amplamente discutida, necessita inicialmente de uma declaração de ponto de vista para a discussão. Na perspectiva de um observador alheio ao conjunto mais próximo da filosofia e da história, discuto alguns marcos da trajetória de Thomas Kuhn, desde seus estudos de física até a prática de história oral. Concentrando-me em parte em um relato autobiográfico, levanto a importância do Kuhn educador na sua trajetória. Os pontos levantados por ele seguem sem respostas adequadas compartilhadas pela academia. Por outro lado, pistas em entrevistas conduzidas por ele em seu projeto de história oral, sugere a relevância do ambiente em que se formou como físico para a ideia de paradigma. Thomas Kuhn abriu um caminho de diálogo entre filosofia e história da ciência, utilizado por contemporâneos de maneira independente, e a ideia de paradigma é brevemente comparada a outra, a da análise temática, aludindo a possíveis sobreposições. Por fim, veremos exemplos em que, tanto a ideia de paradigma, quanto a estrutura das revoluções científicas escaparam de suas áreas de origem para influenciar várias outras sem a menor chance de controle sobre esse movimento.

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Publicado

10-11-2023