ENSINO DE FILOSOFIA E RELAÇÃO PEDAGÓGICA:
QUANDO O OFÍCIO DE PROFESSOR/A É PRODUZIR UM ENCONTRO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70231Palavras-chave:
Artesania, Autoridade Docente, Ensino de Filosofia, Relação PedagógicaResumo
Este texto é derivado da apresentação realizada no evento “VII Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar: pensar o campo, filosofar o ensino” da ANPOF. Neste artigo, vamos delinear aspectos que investigam as interlocuções entre a relação professor/a-aluno/a e o ensino de Filosofia. O objetivo central deste artigo é compreender o que é e como se dá a relação pedagógica a aula de filosofia no ensino médio, para essa investigação vamos discorrer sobre alguns conceitos bases, a saber: o contexto educacional que não favorece as condições para o encontro pedagógico; a proposição de que a autoridade do/a professor/a se assenta em produzir (artesania) a relação pedagógica para inserir os/as estudantes na Obra da humanidade. Ademais, abordamos a proposição que a artesania da relação pedagógica no ensino de filosofia, deriva da conservação e criação com a matéria filosófica. Por último, concluímos que a relação pedagógica no ensino de filosofia depende da ação do/a professor/a-filósofo/a, em orientar-se tanto como sujeito que estabelece relações consigo, com o mundo e com o Outro, quanto a compreensão de que a sua atividade de ensino, na oficina da sala de aula, produz filosofia.
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