INFÂNCIAS, CRIANÇAS E FILOSOFIA:

POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO FILOSÓFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70237

Palavras-chave:

Experiência, Filosofia com Crianças, Filosofia para Crianças, Infâncias

Resumo

O presente texto provém de uma comunicação realizada no evento “VII Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar: pensar o campo, filosofar o ensino” da ANPOF, ocorrido em 2023, em Santa Maria, RS. A escrita aborda elementos de nossa pesquisa de Mestrado em Educação, ainda em desenvolvimento, e versa sobre algumas interlocuções entre filosofia, infâncias e educação, três potências que, articuladas, legitimam a participação das crianças como produtoras de filosofia. Devido a amplitude da pesquisa, o recorte aqui realizado colocou em evidência o questionamento acerca de possibilidades de experiência de pensamento na prática escolar de filosofia com crianças. A partir de pesquisa bibliográfica os conceitos de criança e infância foram apresentados descritivamente, com o intuito de elaborar alguns argumentos acerca de indícios de experiência de pensamento no exercício filosófico com as crianças na escola. As conclusões, parciais, obtidas mostram que a experiência de pensamento na prática de filosofia com crianças ocorre no encontro com elementos que impulsionam o pensar infantil. A partir do estudo salienta-se a importância de pensar maneiras de fortalecer a defesa da filosofia e a sua relação com as crianças e as infâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. de Mauro W. Barbosa, 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

ARROYO, Miguel. A infância interroga a pedagogia. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Org.). Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 119-140.

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com Crianças: cenas de Experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI, 2016.

DUHART, Olga Grau. De tábulas rasas a sujeitos encarnados. In: KOHAN, Walter Omar (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.

DUHART, Olga Grau. Filosofía, educación e infancia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 11, p. 3-13, 2011.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

KOHAN, Walter Omar. Ensino de filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para Crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância: Filosofia. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.

LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Acontecimento e experiência no trabalho filosófico com crianças. Rio de Janeiro: Ed. Autêntica, 2008.

MARQUES, Luciana Pacheco; OLIVEIRA, Cristiane E. A.; SANTOS, Núbia Schaper. Da necessidade de interrogar o pensamento: gestos sobre a infância no tempo escolar. Childhood & philosophy, v. 14, n. 30, p. 341-362, 2018.

MEDEIROS, Daniela Gomes; SANTOS, Bruna C. L. Siqueira. A infância: de que infância está se falando. In: SILVA, Carolina Fontana da; SCHUTZ, Litiéli Wollmann (Org.). Infâncias e Juventudes em diferentes contextos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. 1, p. 27-42.

NIEHUES, Mariane Rocha; COSTA, Marli De Oliveira. Concepções de infância ao longo da história. Revista Técnico-Científica do IFSC, p. 284-289, 2012.

PINHEIRO, Maria do Carmo Morales. A constituição do conceito de infância e algumas questões relativas ao corpo: da idade média à modernidade. Revista Poíesis Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 48-62, 2003.

SANTOS, Juliara Dias dos; MOLINA, Adão Aparecido. Infância e história: a criança na modernidade e na contemporaneidade. Travessias, v. 13, n. 1, p. 189-204, 2019.

SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

PRÁTICAS FILOSÓFICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA