I GINCANA FILOSÓFICA NA UFSM:

EXPERIÊNCIAS DOCENTES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70247

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Metodologias Ativas, Gincana, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho se originou a partir de uma atividade realizada pelos alunos de graduação em Filosofia – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Programa de Residência Pedagógica (PRP), durante o período de Abril de 2023 até Junho do mesmo ano. Tempo este que contou com a idealização e produção da I Gincana Filosófica da UFSM, buscando uma integração entre as escolas de nível médio e a Instituição de Ensino Superior (IES), bem como a construção de saberes filosóficos de maneira engajada, convidando os alunos a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, vamos discutir a base teórica que nos guiou para a construção dos exercícios propostos na Gincana, como foi sua realização e quais resultados são possíveis de se analisar a partir da sua prática, visando refletir acerca do ensino de filosofia proposto. Em continuidade à apresentação de trabalho realizada no evento “VII Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF: Pensar o campo, filosofar o ensino”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. CGCOM/CAPES. CAPES prepara um novo edital do Pibid. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/no ticias/capes-prepara-um-novo-edital-do-pibid. Acesso: 30 abr. 2024.

CERLETTI, A. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Documentário “pro dia nascer feliz”. Título Original: Pro Dia Nascer Feliz. Brasil, 2006. Direção e Roteiro: João Jardim. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=FBkqUwF7tQM. Acesso: 30 abr. 2024.

GALLO, S. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Limites e possibilidades do ensino de filosofia. Estudos Avançados. v. 32, n. 93, maio-ago, 2018.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

TOZZI, Michel. Une approche par competences in philosophie? Revue Rue Descartes, n. 74. 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

PRÁTICAS FILOSÓFICAS DE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA