A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70249

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, Ensino de Filosofia

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do capítulo sobre a Reforma do Ensino Médio, pela Lei Nº 13.415/2017, e o Ensino de Filosofia no Ensino Médio brasileiro, parte da pesquisa intitulada: O Ensino de Filosofia nas Escolas Públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS diante da Implementação do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG/EM), ora em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – PPGE/UFSM, cuja metodologia segue a abordagem qualitativa em educação, seguida de análise textual discursiva. Baseado em pesquisa documental e bibliográfica a intenção do capítulo é compreender a atual conjuntura por trás da reforma e como ela afeta o ensino de Filosofia no contexto educacional do Ensino Médio brasileiro. Constata-se que historicamente o ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio brasileiro reflete um complexo tecido de narrativas que se entrelaçam na busca por alinhar a sua função e identidade com diferentes momentos sociais, políticos e econômicos.

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Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: POLÍTICAS CURRICULARES E POLÍTICAS DA FILOSOFIA