A CIDADANIA FILOSÓFICA E A PROBLEMÁTICA EPISTEMOLÓGICA DO CAMPO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70313Palavras-chave:
Discurso educacional, discurso filosófico, ensino de filosofia, campo de conhecimento, estatuto epistemológicoResumo
O presente texto trata da discussão contemporânea da cidadania filosófica do campo de conhecimento Ensino de Filosofia, e oferece algumas contribuições em prol de pensar um estatuto epistemológico para o campo. É um recorte da tese de doutorado “A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo”, defendida em 2023, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo geral consistiu em analisar como os saberes da filosofia e da educação constituem a produção de um discurso sobre ensinar filosofia no Brasil, considerando a criação e as produções do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), no período de 2006 a 2022. Diante disso, explora-se, neste texto, algumas definições acerca do estatuto epistemológico da área do Ensino de Filosofia, defendendo-o como um campo filosófico-educacional.
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