Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Problemata - Revista Internacional de Filosofia
Atual
Arquivos
Anúncios
Números temáticos
Acesso
Submissões
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 3 (2018): ENSINO DE FILOSOFIA: Edição especial
v. 9 n. 3 (2018): ENSINO DE FILOSOFIA: Edição especial
ENSINO DE FILOSOFIA: Edição especial
Publicado:
27-10-2018
APRESENTAÇÃO
EM TORNO AOS DESAFIOS, AS LUTAS E AS CONQUISTAS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA
Flávio José de Carvalho, Valter Ferreira Rodrigues
5-11
PDF
FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA
APONTAMENTOS SOBRE UMA METODOLOGIA NIETZSCHIANA PARA O ENSINO MÉDIO
Marcos de Camargo Von Zuben, Antônio Batista Soares Júnior
12-25
PDF
INVESTIGAÇÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DO CONCEITO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
William Gustavo da Silva Macedo, Flávio José de Carvalho
26-36
PDF
POSSIBILIDADE DE UMA HERMENÊUTICA DO SI MESMO SEGUNDO PAUL RICOUER PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Fagner Veloso da Silva, Ricardo Leon Lopes
37-55
PDF
APONTAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE GEORGE HERBERT MEAD E DO AGIR COMUNICATIVO DE JÜGEN HABERMAS
José Gilliard Santos da Silva
56-68
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA, SOCIEDADE E PODER
EDUCAÇÃO MENOR E OFICINA DE CONCEITOS: O ENSINO DE FILOSOFIA COMO RESISTÊNCIA ÀS “SOCIEDADES DE CONTROLE”
Emilson Silva Lopes, Evanildo Costeski
69-77
PDF
“CORPODER – FILOSOFIAS DECOLONIAIS: CORPOS, PODERES E SABERES”: GRUPO DE PESQUISA-AÇÃO E ENSINO DE FILOSOFIA
Joana Tolentino
78-89
PDF
O INCÔMODO FILOSÓFICO NEGRO E A PALAVRA COMUM
Jorge Alves de Oliveira
90-107
PDF
GÊNERO E ENSINO DE FILOSOFIA NO ATUAL CONTEXTO POLÍTICO DO BRASIL
Valéria Cristina L. Wilke
108-130
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA, LUGARES DIVERSOS E VARIADOS DESAFIOS
PENSAMENTO E EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: CAMINHAR ENTRE FORMAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO A PARTIR DA FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS
Maria Reilta Dantas Cirino, Ana Priscila da Silva Alves, Joseane Maria dos Santos, Maria Andreia Carneiro Cruz, Raíssa Santana dos Santos
131-144
PDF
POESOFIA OU FILOESIA? PARA UM DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E POESIA POPULAR EM SALA DE AULA
Lindoaldo Campos
145-162
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA: DIFICULDADES E AVANÇOS NO ENSINO BÁSICO
Ediel dos Anjos Araújo, Danillo Matos de Deus, Simey Fernanda Furtado Teixeira, Wayner de Andrade Lima de Aguiar, Ângelo Rodrigo Bianchini
163-180
PDF
AS HUMANIDADES E A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO BÁSICA
Marcelo Senna Guimarães
181-192
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO POTENCIALIZAÇÃO A EMANCIPAÇÃO
Rodolpho Rousseau Soares Silva
193-207
PDF
ENSINO DE FILOSOFIA, OLHARES E METODOLOGIAS
APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE JOGO A PARTIR DE SUA PRÁTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA
Taís Silva Pereira
208-221
PDF
IMAGENS FILOSÓFICAS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
Daniel Figueiras Alves
222-229
PDF
POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS FILOSÓFICAS SOBRE O TEMA DA LIBERDADE COMO CAMINHO PARA EXERCITAR A AMPLITUDE MENTAL
Leandro Correia dos Santos, Marcelo Alves Santos, Nélio Vieira Melo, Maria Betânia do Nascimento Santiago
230-242
PDF
OS FUNDAMENTOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD 2018
Adriana Tavares de Almeida, Maria Alice Corrêa de Araújo, Nilton Guimarães da Silva, Paulo Limeira da Silva
243-251
PDF
O PENSAMENTO HELENÍSTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS OBRAS DISPONIBILIZADAS PELO PNLD
Antônio Alex Pereira de Sousa, José Carlos Silva de Almeida
252-266
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE
A CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA DE EDITH STEIN NA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA
Sônia Maria Lira Ferreira, Walter Matias Lima
267-285
PDF
O LUGAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Valter Ferreira Rodrigues, Maria Dayanny Goncalves, Amanayara Raquel de Sousa Ferreira
286-293
PDF
A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE FILOSOFIA: ENTRE O LEGAL E O IDEAL
Amanda Santos Lima
294-302
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA E O MESTRADO PROF-FILO
MESTRADO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO FILOSÓFICO DA FILOSOFIA
José Teixeira Neto, Magnun Luiz Luiz de Oliveira, Sueny Nóbrega Soares de Brito
303-313
PDF
O QUE É FILOSOFIA PARA MIM A PARTIR DA FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO MESTRADO PROFISSIONAL?
Emerson Araújo de Medeiros
314-319
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Navegar
Palavras-chave