A ACUMULAÇÃO PRIMITIVA CAPITALISTA À LUZ DA CRÍTICA FEMINISTA

Autores

  • Natália Teixeira Rodrigues
  • Wecio Pinheiro Araujo Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49729

Palavras-chave:

Silvia Federici, Bruxas, Acumulação primitiva

Resumo

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. Rio de Janeiro: Editora Elefante, 2017. 461p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Teixeira Rodrigues

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, bolsista Capes, integrante do Setor de Estudos em Cidadania e Teoria Social (SECTS/UFPB/CNPq) e do Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS/UFPB/CNPq).

Wecio Pinheiro Araujo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Adjunto de Filosofia Política na UFPB. Doutor em Filosofia (UFPE/UFPB/UFRN - integrado) com estudos doutorais na Alemanha (CAPES/PDSE) junto à Academia de Belas Artes de Leipzig (Hochschule für Grafik und Buchkunst - HGB). É líder do Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social (GEFICS/UFPB/CNPq) e vice-líder do Setor de Estudos em Cidadania e Teoria Social (SECTS/UFPB//CNPq). Leciona no campo da filosofia política e da teoria social crítica. Atua com pesquisa nas áreas de filosofia política e da ontologia social (Hegel, Marx, New Dialectics e Teoria Crítica), com concentração nos seguintes temas: ontologia e dialética; a Lógica de Hegel e o Capital em Marx; Estado, ideologia e capital sob a racionalidade neoliberal; Trabalho, ideologia e capital na era digital. Fez parte da graduação em Portugal, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/UL - Lisboa), quando agraciado em primeiro lugar pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras UFPB/Santander com o prêmio de bolsa de estudos no exterior (2008). É autor do livro A dialética da razão moderna: de Hegel a Ricardo na investigação do método em Marx (Editora UFPB, 2016), decorrente da sua dissertação de mestrado; e de vários artigos e ensaios envolvendo temas da ontologia social e da filosofia política moderna. Mantém um blog (http://wecio.blogspot.com), no qual publica periodicamente ensaios discutindo temas da filosofia prática, com ênfase na realidade brasileira.

Referências

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. – Tradução do Coletivo Sycorax. – Editora Elefante : Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

16-12-2019