UNIDADES DA FONOLOGIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores

  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer UCPEL

Resumo

Neste artigo, segue-se o entendimento de que as relações e os condicionamentos que respondem pelo funcionamento dos sistemas linguísticos também são relevantes para a aquisição da fonologia, o que implica ter de se reconhecerem as relações entre unidades fonológicas (traços, constituintes silábicos, pés métricos) no processo de desenvolvimento linguístico das crianças. Também se acredita que haja relação direta entre o funcionamento de gramáticas e o jogo entre compreensão e produção no processo de aquisição da linguagem. O olhar sobre a organização e o funcionamento do(s) sistema(s), no presente estudo, centra-se no tratamento dado às consoantes líquidas. A análise dos resultados evidencia que é preciso o exame de unidades fonológicas de forma independente, mas também de forma interativa, seja em estudos de aquisição considerada normal ou com desvios – essa análise interativa é capaz de desvendar a simetria de um sistema fonológico que, sob outra perspectiva, poderia aparentar assimétrico.

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Publicado

2014-06-03

Como Citar

Matzenauer, C. L. B. (2014). UNIDADES DA FONOLOGIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19320

Edição

Seção

Artigos