A EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA NA LINGUAGEM

Autores

  • Carmem Luci Costa Silva UFRGS
  • Marlete Sandra Diedrich UFRGS

Resumo

Este trabalho procura responder de que modo, considerando uma concepção enunciativa de linguagem, a criança em seu ato de aquisição da linguagem faz renascer o acontecimento e a sua experiência do acontecimento. A reflexão está embasada na teorização enunciativa de Émile Benveniste, que insere a comunicação intersubjetiva no centro da língua em ação. Além disso, com inspiração no filósofo Giorgio Agamben, que dialoga com a reflexão benvenistiana para tratar da relação entre infância e história, busca-se deslocar a questão de Benveniste (1995, p. 27) “Por que indivíduo e sociedade, juntos e por igual necessidade, se fundam na língua?” para “Por que criança e sociedade, juntas e por igual necessidade, se fundam na língua?”. Assim, neste movimento de reflexão do ato de aquisição da linguagem, a partir das relações homem-linguagem/língua-sociedade/cultura, o texto está organizado em três seções: na primeira, é constituída uma concepção antropológico-cultural de homem atrelada a uma noção simbólica de linguagem; na segunda, é deslocada essa teorização linguístico-cultural para a reflexão sobre o ato de aquisição da linguagem e na terceira busca-se, por meio da análise de um fato enunciativo do ato de aquisição da linguagem, amarrar a discussão presente nas seções anteriores.

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Publicado

2014-06-04

Como Citar

Silva, C. L. C., & Diedrich, M. S. (2014). A EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA NA LINGUAGEM. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19328

Edição

Seção

Artigos