ASPECTOS SOCIAIS, LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS NA TERCEIRA IDADE
Resumo
A relação entre saúde e envelhecimento tem sido objeto de inúmeros trabalhos científicos atuais. A perspectiva de um aumento gradativo do número de idosos na população mundial e a necessidade de um envelhecimento saudável justificam o interesse crescente dos pesquisadores no tema. Atualmente, sabe-se que a socialização é imprescindível para o indivíduo e que linguagem e cognição são aspectos que merecem a preocupação de profissionais que trabalham com idosos por serem essenciais para a comunicação e uso efetivo da língua. Assim, objetivamos nesse texto levantar reflexões sobre estudos que visem o diagnóstico e a promoção da linguagem e da cognição nesses indivíduos, tornando-os importantes para a promoção da socialização dos idosos. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa e documental com base na revisão de literatura sobre o tema em questão. Estudos e pesquisas voltadas para a linguagem e a cognição dos idosos vêm sendo enfocadas em diversas áreas científicas, entre elas a Linguística e a Fonoaudiologia, em uma constante verificação das transformações do processo de envelhecimento. No processo considerado “normal”, observa-se relativa preservação do vocabulário e do processamento sintático, com alterações na lembrança de palavras. A demência representa um problema comum no idoso, na qual se observa significativo decréscimo nas relações comunicativas e independência do sujeito, o que representa quadro grave na condição de saúde na terceira idade. As demências apresentam uma vasta etiologia, sendo a mais comum a Doença de Alzheimer (DA). O conhecimento dos sistemas funcional, estrutural e processual e a identificação de quais aspectos estão comprometidos no indivíduo, são de fundamental importância, tanto para a terapêutica clínica como para estudiosos linguísticos, por definir que estruturas orgânicas e funcionais encontram-se acometidas, facilitando o diagnóstico diferencial e o direcionamento de atividades que auxiliem a preservação do quadro linguístico e favorecimento da socialização desses indivíduos.Downloads
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Publicado
2014-06-04
Como Citar
dos Santos, G. A. A., Lucena, B. T. L. de, Vasconcelos, M. L. de, & Delgado, I. C. (2014). ASPECTOS SOCIAIS, LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS NA TERCEIRA IDADE. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19343
Edição
Seção
Artigos