INCIDÊNCIA DE VARIANTES AMBIENTAIS FAMILIARES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA/LEITURA

Autores

  • Renata de Lourdes Costa de Menezes Universidade Federal da Paraíba
  • Evangelina Maria Brito de Faria Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As dificuldades de aquisição da linguagem escrita e de leitura constituem-se enquanto causa do fracasso escolar de crianças no sistema formal de ensino. Nesse quadro de referência, partimos do pressuposto de que o envolvimento parental e a organização do lar em geral tem impacto direto no desempenho escolar do sujeito. Logo, o objetivo desse estudo é verificar a incidência de variantes ambientais familiares no processo de aquisição de linguagem escrita/leitura. Para tanto, foram analisadas oito entrevistas de anamnese, conduzidas em uma clínica-escola de psicologia, com famílias de crianças encaminhadas para serviço de psicoterapia com queixa de dificuldades na aquisição de escrita/leitura. A análise dos dados considerou as informações demográficas das famílias e as variáveis: 1) envolvimento e interação parental; 2) presença de recursos no ambiente físico; e 3) eventos adversos na vida pessoal e familiar da criança. A presença ou ausência dessas variáveis foi considerada como significativa para a ocorrência ou não de dificuldades de escrita e de leitura. Os resultados indicam correlação entre as variáveis do ambiente familiar e desempenho acadêmico. Sugerem que a aquisição da linguagem escrita está consubstancialmente atrelada ao convívio saudável e à interação com os pais, à oferta de recursos no ambiente físico e à ausência de condições adversas na vida pessoal e familiar da criança.

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Biografia do Autor

Renata de Lourdes Costa de Menezes, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING/UFPB).

Evangelina Maria Brito de Faria, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING/UFPB).

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Publicado

2014-06-04

Como Citar

Menezes, R. de L. C. de, & Faria, E. M. B. de. (2014). INCIDÊNCIA DE VARIANTES AMBIENTAIS FAMILIARES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ESCRITA/LEITURA. PROLÍNGUA, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/19346

Edição

Seção

Artigos