MESCLAGEM CONCEPTUAL E CONSTRUÇÃO DE OBJETOS-DE-DISCURSO: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS

Autores

  • Joelton Duarte de Santana Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Partindo da hipótese de que aprendizes de língua inglesa mediante o processo de ensino-aprendizagem coletivamente negociem e compartilhem sentidos durante o evento de comunicação, objetivamos, nesse estudo, analisar quais processos linguísticos e cognitivos estão envolvidos na construção de sentidos em língua inglesa pelos alunos de graduação do curso de Letras-Inglês durante a aprendizagem desse idioma. Baseados nas teorias da Mesclagem Conceptual (Fauconnier & Turner 1996, 2002), e na Teoria dos Objetos-de-discurso em Dinâmicas de Sala de Aula (Mondada 1995, 2002), observamos que relações vitais são comprimidas durante a negociação do sentido em língua inglesa e que estruturas podem emergir por meio dos processos de mesclagem conceptual e da compressão das relações vitais permitindo a construção de objetos-de-discurso mediante a aprendizagem desse novo idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Como Citar

Santana, J. D. de. (2015). MESCLAGEM CONCEPTUAL E CONSTRUÇÃO DE OBJETOS-DE-DISCURSO: A NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-INGLÊS. PROLÍNGUA, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/24306

Edição

Seção

Artigos