GÊNEROS DO DISCURSO, ENSINO/APRENDIZAGEM E VERBO-VISUALIDADE: O CASO DO MEME EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR ONLINE

Autores

  • Marina Célia Mendonça Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marina Totina de Almeida Lara Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n2.38239

Resumo

O presente artigo consiste em uma discussão relacionada ao discurso pedagógico direcionado ao ensino de língua portuguesa. Refletimos, a partir de uma abordagem sócio-histórica e dialógica, de vertente bakhtiniana, sobre como os gêneros do discurso estão presentes em atividades de ensino-aprendizagem. Nosso objeto de análise são postagens educacionais de língua portuguesa que possuem memes – enunciados verbo- visuais, em um blog de um curso pré-vestibular online. O objetivo é entender como este gênero é inserido neste contexto e quais sentidos são produzidos neste movimento de migração de esfera. O interesse também é contribuir com uma discussão sobre a possibilidade de a verbo-visualidade do enunciado ser tomada a partir da concepção da eventicidade do enunciado concreto, conforme concebida pelo círculo de Bakhtin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

Célia Mendonça, M., & Totina de Almeida Lara, M. (2018). GÊNEROS DO DISCURSO, ENSINO/APRENDIZAGEM E VERBO-VISUALIDADE: O CASO DO MEME EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR ONLINE. PROLÍNGUA, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n2.38239

Edição

Seção

Artigos