PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO CONTRA A PRÁTICA DO PLÁGIO

Resumo

Este trabalho, inserido no campo dos estudos da Linguística Aplicada e fundamentado nos conceitos de modelo ideológico de letramento e de letramento acadêmico, desenvolvidos no âmbito dos “Novos Estudos do Letramento” (STREET, 1984, 2014; LEA; STREET, 1998, 2006), tem como objetivo discorrer sobre a noção de plágio e suas consequências nocivas para o desenvolvimento da ciência, promover uma discussão em torno das dificuldades de leitura e escrita dos alunos e das competências necessárias para o seu letramento acadêmico, assim como apresentar as ações educativas que vêm sendo promovidas na Universidade Federal de Sergipe para o letramento dos discentes como forma de coibir o plágio, com atenção especial ao projeto de extensão em andamento “Plágio Acadêmico: o que é e como evitá-lo”.

Biografia do Autor

Renata Ferreira Costa, Universidade Federal de Sergipe
Professora no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe
Cinthia Almeida Lima, Universidade Federal de Sergipe
Advogada. Mestranda em Filosofia, na linha de pesquisa “Conhecimento e Linguagem”, pela Universidade Federal de Sergipe
Publicado
2019-02-18
Seção
Artigos