PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO CONTRA A PRÁTICA DO PLÁGIO

Renata Ferreira Costa, Cinthia Almeida Lima

Resumo


Este trabalho, inserido no campo dos estudos da Linguística Aplicada e fundamentado nos conceitos de modelo ideológico de letramento e de letramento acadêmico, desenvolvidos no âmbito dos “Novos Estudos do Letramento” (STREET, 1984, 2014; LEA; STREET, 1998, 2006), tem como objetivo discorrer sobre a noção de plágio e suas consequências nocivas para o desenvolvimento da ciência, promover uma discussão em torno das dificuldades de leitura e escrita dos alunos e das competências necessárias para o seu letramento acadêmico, assim como apresentar as ações educativas que vêm sendo promovidas na Universidade Federal de Sergipe para o letramento dos discentes como forma de coibir o plágio, com atenção especial ao projeto de extensão em andamento “Plágio Acadêmico: o que é e como evitá-lo”.

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DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n2.41764

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