DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Maria de Almeida Netzel Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Com o objetivo de investigar possibilidades de leitura literária na fase inicial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), têm sido realizadas práticas de leitura semanais por uma pesquisadora-mediadora na biblioteca escolar de uma escola pública no estado do Paraná. Os materiais adotados para a realização das atividades de leitura compõem-se de livros enviados pelo Ministério da Educação às escolas que abrigam a EJA. Destacam-se, no acervo enviado, obras de qualidade editorial e literária, com as quais é possível realizar mediações que focam na motivação para a leitura. O referencial teórico eleito para embasar tal estudo se constitui de teorias que vinculam aspectos da subjetividade à atividade de leitura, centradas em discussões trazidas por autores como Barthes (2004), Petit (2008), Pastorello (2015) e Colomer (2007). Para tanto, emprega-se como encaminhamento metodológico a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, seguida de relato das experiências de leitura já realizadas com a EJA, em um movimento de reflexão sobre futuras práticas para a superação de desafios quanto ao ensino de leitura na EJA Fase I.

Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina
Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, Doutora em Linguagem e Educação. Docente e pesquisadora na Universidade Estadual de Londrina, ministra aulas em disciplinas de graduação no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e nos programas de pós-graduação PPGEL e Profletras.
Rosangela Maria de Almeida Netzel, Universidade Estadual de Londrina
Docente pela Prefeitura Municipal de Londrina Docente Colaboradora na Universidade Estadual de Londrina (UEL) Doutoranda em Estudos da Linguagem (UEL).
Publicado
2019-02-18
Seção
Artigos