DA PENÍNSULA IBÉRICA À COLÔNIA BRASILEIRA: A CULTURA DO REISADO NUMA CIDADE DO SERTÃO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n1.42341Resumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), no que diz respeito à presença da tradição cultural do terno de reis, de figuras e espadas nas práticas educativas dos/as professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde - BA. O estudo teve como objetivo rememorar o processo histórico da manifestação do reisado, especialmente, o terno de reis de figuras e espadas do povoado de Genipapo, enfatizando sua importância histórica, social e identitária para a cultura e a história local, bem como sua inserção dentro do contexto escolar da comunidade. Para tanto, retomamos os estudos de Morais Filho (1946), Querino (1914), Passarelli (2006) e Silva (2010). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, realizamos uma revisão sistemática e de literatura, seguida de entrevistas semiestruturadas do tipo narrativa em oficinas pedagógico-culturais com sete professores/as. Esperamos com este estudo possibilitar um novo olhar acerca do percurso histórico do reisado, direcionando-o para as práticas educativas, transversalmente, a fim de responder a lacunas historicamente excludentes em relação à cultura popular e à história local, tendo em vista contribuir com o planejamento docente, desmitificando a visão urbanocêntrica de se pensar o currículo educacional que, atualmente, contribui para a descaracterização das tradições culturais locais, no sentido do distanciamento das suas peculiaridades, vivências, contexto histórico e sociocultural.Downloads
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Publicado
2018-10-23
Como Citar
Lopes Fernandes, A., & Dias de Carvalho Sousa, D. (2018). DA PENÍNSULA IBÉRICA À COLÔNIA BRASILEIRA: A CULTURA DO REISADO NUMA CIDADE DO SERTÃO DA BAHIA. PROLÍNGUA, 13(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2018v13n1.42341
Edição
Seção
Artigos