MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: O "NÃO" EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES

  • Renata Fonseca Lima da Fonte Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
  • Késia Vanessa Nascimento da Silva Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

Este trabalho tem o intuito de analisar os aspectos multimodais da linguagem de crianças autistas em contextos interativos de negação, a partir da perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e produção vocal são duas facetas de uma mesma matriz de significação. Metodologicamente, é um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, no qual dados foram extraídos a partir da observação e análise das interações de três crianças autistas com faixa etária entre cinco e seis anos de idade, participantes do Grupo de Estudos e Atendimento ao Espectro Autista – GEAUT/UNICAP. Para a transcrição, utilizou-se o software ELAN (Eudico Linguistic Annotator) que permite a transcrição de áudio e vídeo simultaneamente. Os dados mostraram uma sincronia semântica e temporal de diferentes aspectos multimodais da linguagem: “gesto”, “vocalização/prosódia” e “olhar” nos enunciados negativos das crianças autistas. Entre eles, as estereotipias motoras, o desvio do olhar e a ação de virar as costas caracterizaram-se como aspectos multimodais peculiares do “não” nas crianças autistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Fonseca Lima da Fonte, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, , aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.
Késia Vanessa Nascimento da Silva , Universidade Católica de Pernambuco
Atualmente é mestranda no Programa de Pós - Graduação em Ciências da Linguagem (UNICAP). É graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 2018) e já atuou no programa PIBIC. Tem experiência e já desenvolveu pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Multimodalidade. Se interessa, estuda e atua também nos seguintes temas: língua portuguesa, gramática gerativa, linguística textual e sociolinguística.
Publicado
2020-05-06
Como Citar
da Fonte, R. F. L., & Késia Vanessa Nascimento da Silva. (2020). MULTIMODALIDADE NA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: O "NÃO" EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES. PROLÍNGUA, 14(2), 250-262. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48829