EVIDENCE OF NON-SELECTIVE LEXICAL ACCESS IN CHILDREN FROM A PORTUGUESE-ENGLISH BILINGUAL SCHOOL

Autores

  • Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes UFRGS
  • Luciana de Souza Brentano
  • Pâmela Freitas Pereira Toassi
  • Catherine Sittig
  • Ingrid Finger

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54901

Palavras-chave:

Early Second Language Learning. Lexical Access. Non-Selectivity. Cognate Effect.

Resumo

A questão da seletividade da língua no acesso lexical de adultos bilíngues tem sido amplamente relatada na literatura. No entanto, estudos com crianças bilíngues ainda são limitados, principalmente no contexto brasileiro. Para preencher essa lacuna, o presente estudo teve com o objetivo investigar se o mesmo efeito de facilitação cognata relatado no caso de adultos bilíngues também é verdadeiro para crianças bilíngues. Para isso, dois experimentos foram conduzidos. No Experimento 1, um total de 53 crianças bilíngues português-inglês, de 3ª e 7ª série, realizaram uma tarefa de decisão lexical que continha uma versão em português e uma em inglês. No Experimento 2, 18 monolíngues falantes de inglês realizaram a tarefa de decisão lexical na versão em inglês. Os resultados do Experimento 1 mostraram que o efeito cognato foi evidente para os dois grupos de bilíngues quando a tarefa foi realizada na L2-inglês, embora não tenha sido encontrada diferença entre eles. Ao realizar a tarefa na L1-português, os bilíngues não apresentaram efeito cognato, o que indica que esses participantes não atingiram um nível de proficiência em que a L2 pode influenciar o processamento da L1. Os resultados do Experimento 2 mostraram que não houve efeito de facilitação cognata para os monolíngues, indicando que os resultados dos participantes bilíngues, na versão em inglês da tarefa de decisão lexical foram, realmente, devido ao status de cognato das palavras das duas línguas dos bilíngues. Em suma, os presentes resultados favorecem a visão não seletiva do acesso lexical e o efeito da proficiência na percepção da similaridade entre línguas.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Arêas da Luz Fontes, A. B., de Souza Brentano, L., Freitas Pereira Toassi, P., Sittig, C., & Finger, I. (2021). EVIDENCE OF NON-SELECTIVE LEXICAL ACCESS IN CHILDREN FROM A PORTUGUESE-ENGLISH BILINGUAL SCHOOL. PROLÍNGUA, 15(2), 183–197. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54901