PROCESSAMENTO DE INFERÊNCIAS DE CAUSA NA LEITURA DE SENTENÇAS

Autores

  • Sabrina Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54921

Palavras-chave:

Processamento. Relações Causais. Conectivos. Inferência na Leitura.

Resumo

Este trabalho investigou o processamento de sentenças com relações de inferência de causa interoracionais, comparando dois grupos de diferentes níveis de formação escolar, a saber, Ensino Fundamental (EF) e Ensino Superior (ES). Por meio de técnica de rastreamento ocular, contrastaram-se dados experimentais da leitura de sentenças com relações de causa direta (e.g. A aluna recebeu os parabéns porque/já que ela obteve sucesso no exame do ENEM), e de causa indireta (e.g. A aluna escreve textos bons porque/já que ela obteve sucesso no exame do ENEM.) avaliando também a influência dos conectivos (já que e porque) utilizados para articular as orações. As perguntas de pesquisa foram: se e de que modo a experiência em leitura influencia no processamento de sentenças que estabelecem coerência de causa por mecanismos inferenciais distintos. As hipóteses levantadas foram as de que: i) as relações de causa indireta apresentam maior custo de processamento do que as relações de causa direta, pois requerem geração de inferências a partir do conhecimento de mundo do leitor; ii) as propriedades gramaticais dos conectivos levam a maior, ou menor, facilitação do processamento da sentença; iii) há correlação entre baixa habilidade em leitura e dificuldades de parseamento. Esse trabalho buscou construir um diálogo entre a Psicolinguística e a Educação Básica, fornecendo dados experimentais que possam vir a contribuir para o desenvolvimento de materiais e de práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem da leitura.

 

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Santos, S. (2021). PROCESSAMENTO DE INFERÊNCIAS DE CAUSA NA LEITURA DE SENTENÇAS. PROLÍNGUA, 15(2), 164–182. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54921